Exame classificatório: IFPI lança edital com 3.955 vagas em cursos técnicos

O teste selecionará alunos para ingresso em 3.955 vagas nos cursos técnicos da instituição no primeiro período letivo de 2022. Essa edição marcará o retorno da aplicação de provas presenciais.

ery | ery
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi lançado, nesta quarta-feira, 3, o edital do Exame Classificatório do Instituto Federal do Piauí (IFPI). O teste selecionará alunos para ingresso em 3.955 vagas nos cursos técnicos da instituição no primeiro período letivo de 2022. Essa edição marcará o retorno da aplicação de provas presenciais. Outras novidades são a redução do valor da taxa de inscrição e a ampliação do número de candidatos que serão isentos do pagamento da inscrição.

Nesta edição, as vagas estão sendo ofertadas para os campi dos municípios de Angical, Campo Maior, Cocal, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Pedro II, Picos, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina, Uruçuí e Valença. Os cursos técnicos do IFPI são gratuitos e ofertados em três formas: integrada ao ensino médio, para quem já concluiu ou esteja concluindo, em 2021, o ensino fundamental; concomitante, para quem vai cursar, em 2022, o ensino médio em outra instituição; e subsequente, para quem tiver concluído o ensino médio até a data da matrícula.

Exame classificatório: IFPI lança edital com 3.955 vagas em cursos técnicos (Foto: Divulgação)

De acordo com o reitor Paulo Borges da Cunha, o IFPI dá mais oportunidades a quem precisa de uma educação gratuita e de qualidade. “Estamos avançando na vacinação da população e, de forma segura e gradual, as nossas atividades presenciais estão sendo retomadas. Assim, no Exame Classificatório, voltaremos com a aplicação das provas e estamos garantindo uma taxa de inscrição justa, observando os prejuízos financeiros que muitas pessoas tiveram por conta da pandemia”, disse o reitor.

Os interessados poderão se inscrever no Exame Classificatório, no endereço eletrônico https://selecao.ifpi.edu.br, de 12 de novembro a 12 de dezembro. O pagamento da taxa de inscrição, que teve o valor reduzido para 20 reais, poderá ser feito até 13 de dezembro.

As vagas referentes à isenção do pagamento da taxa de inscrição, nesta edição, passam a corresponder a 20% do total de vagas ofertadas. O candidato oriundo da rede pública poderá solicitar isenção, pela internet, no período de 3 a 5 de novembro.

As provas do Exame Classificatório serão aplicadas no domingo, 16 de janeiro de 2022. Os centros de aplicação de prova poderão ser consultados a partir do dia 12 de janeiro. A prova contará com 60 questões, sendo 30 de Língua Portuguesa e 30 de Matemática. O resultado final será divulgado a partir do dia 4 de fevereiro.a



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES