Exames descartam mortes por Covid-19 no Piauí; casos são investigados

Os outros quatro casos suspeitos continuam sendo investigados.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde, através do  Laboratório Central do Piauí (Lacen/PI), descartou nesta quarta-feira (25), a suspeita de três óbitos por suspeita de coronavírus no estado.

Os pacientes são das cidades de Avelino Lopes e Redenção do Gurguéia, ambos com atendimento em  Bom Jesus; São João da Varjota, atendido em Oeiras; Anísio de Abreu e Guaribas, atendidos no Hospital de São Raimundo Nonato  e dois casos de Teresina. Desses sete casos, três deram negativos para Covid-19. Os outros quatro casos suspeitos continuam sendo investigados.

Meio Norte

Os pacientes atendidos em Bom Jesus, um homem de 77 anos e uma criança de sete anos;  uma criança do sexo feminino de  13 anos, atendida em Oeiras; uma criança de um ano de idade, do sexo feminino e um homem de 52 anos, atendidos em São Raimundo Nonato, além de dois homens de Teresina, de  53 e 19 anos, coletaram amostras de swab que foram enviadas ao Lacen para  investigação dos óbitos.

De acordo com a coordenação de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde, da investigação os três óbitos que foram descartados para Covid-19, positivaram para os vírus da influenza A e B, que estão circulando no estado. No caso da Influenza A e B, o paciente tem sintomas que incluem febre, prostração e dores no corpo, que se estendem entre três e sete dias, com possibilidades de desenvolver um quadro pulmonar. 

Para fazer a análise do Painel Respiratório e Covid-19, são utilizadas amostras de secreção do nariz e da garganta do paciente. A coleta é feita com hastes de plástico, que tem um material parecido com algodão nas pontas. Depois, essas hastes são colocadas em um tubo, que tem toda a identificação dos pacientes.

Os técnicos realizam primeiramente o Painel Respiratório (Influenza-A, Influenza-B, Metapneumo, Sincincial Respiratório, Parainfluenza 1, 2 e 3 e Adenovírus). Só após a negativação desse exame, ele é testado para o Covid-19. “ O Lacen está trabalhando em sua capacidade máxima para  atender a demanda, que aumentou muito nos últimos dias”, afirma o secretário Florentino Neto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES