Exército americano destrói aviões e blindados antes de deixar Cabul

EUA também destruíram sistema de defesa antimísseis que deteve foguetes disparados contra o aeroporto na segunda. País encerrou a guerra mais longa de sua história após quase 20 anos.

terror | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Exército americano destruiu aviões, blindados e o sistema de defesa antimísseis antes de deixar o aeroporto de Cabul, capital do Afeganistão, e encerrar na madrugada desta terça-feira (31) a guerra mais longa da história dos Estados Unidos.

Foram "inabilitados" 73 aviões, 70 veículos blindados resistentes a minas terrestres — que valem US$ 1 milhão cada um — e 27 Humvees, segundo o general Kenneth McKenzie, chefe do Comando Central dos EUA, órgão responsável pelas operações militares do país no Oriente Médio.

Major foi o último soldado a americano a embarcar no voo final de retirada de Cabul

McKenzie afirmou que o último aparelho a ser inutilizado foi o sistema de defesa antimísseis, que na segunda-feira (30) deteve cinco foguetes disparados pelo Estado Islâmico contra o aeroporto. "Decidimos deixar esses sistemas funcionando até o último minuto".

O último soldado americano a deixar o país foi o major-general Christopher Donahue, segundo o Departamento de Defesa americana. Sua patente é equivalente à de general de brigada no Brasil.

Talibã comemora

O fim da "Guerra sem fim" ("Endless war", como a Guerra do Afeganistão é conhecida nos EUA) acontece depois de quase 20 anos de ocupação do país, que foi invadido meses após os ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001.

Após a retirada, talibãs tomaram o controle do aeroporto e comemoraram o fim da ocupação americana com tiros para o alto. "Parabéns ao Afeganistão. Esta vitória pertence a todos nós", afirmou o porta-voz do grupo extremista, Zabihullah Mujahid.

Mujahid afirmou que o Talibã deseja ter "boas relações com os EUA e com o mundo", mas fez um alerta: "A derrota dos EUA é uma grande lição para outros invasores e para nossas gerações futuras".

Combatentes do talibã fazem a guarda na porta de aeroporto

Fim tumultuado da ocupação

A saída das tropas americanas e aliadas do Afeganistão foram marcadas por cenas de desespero no aeroporto internacional Hamid Karzai — a única porta de saída de estrangeiros e afegãos que tentavam fugir do Talibã —, um atentado terrorista e várias tentativas de ataque ao local.

Os EUA mobilizaram 6 mil soldados para ocupar e manter o funcionamento do aeroporto desde a tomada de poder pelo grupo extremista, no dia 15, organizando voos de evacuação que retiraram mais de 114 mil pessoas do país.

O secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken, disse em pronunciamento após o fim da operação que "um novo capítulo do envolvimento dos EUA com o Afeganistão começou". "Um [novo capítulo] em que vamos liderar com diplomacia" 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES