Expectativa de vida no Brasil chegaria a 77 anos sem impacto da Covid-19

A edição mais recente do Censo ocorreu em 2010. A seguinte seria a de 2020, adiada em razão das restrições provocadas pela pandemia

Expectativa de vida no Brasil chegaria a 77 anos sem impacto da Covid-19 | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

LUCAS LACERDA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

A expectativa de vida no Brasil aumentaria em 2021, chegando a 77 anos, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publicados na manhã desta sexta (25).

A marca seria superior aos 76,8 anos do ano passado. Seria, porque a projeção da população considera os dados do último Censo, realizado em 2010, e novamente não levou em conta as mortes causadas pela Covid-19.

Segundo as informações, reunidas nas Tábuas Completas de Mortalidade para o Brasil 2021, a expectativa de vida seria maior para mulheres: 80,5 anos. Já entre a população masculina, a estimativa alcançaria 73,6 anos.

Expectativa de vida no Brasil chegaria a 77 anos sem impacto da Covid-19 - Foto: Agência Brasil

O IBGE calcula a expectativa a partir de projeções populacionais, que por sua vez são baseadas em dados do Censo Demográfico, que costuma ser realizado de 10 em 10 anos. Ou seja, a tendência é que uma pessoa nascida no Brasil em 2021 atinja a idade de 77 anos.

A edição mais recente do Censo ocorreu em 2010. A seguinte seria a de 2020, adiada em razão das restrições provocadas pela pandemia.

Em 2021, o Censo foi cancelado devido ao corte de recursos que seriam destinados para o trabalho.

Após atrasos, a nova edição ficou prevista para este ano, mas a coleta de dados ainda não foi concluída. Na segunda-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro (PL) editou uma medida provisória que autoriza a contratação de funcionários para atuarem no censo sem a necessidade de processo seletivo, em uma tentativa de conseguir as informações ainda este ano.

Com a finalização do novo Censo, novas tábuas serão elaboradas, e o conjunto de dados poderá dimensionar o impacto das mortes por Covid-19 em projeções para a expectativa de vida. O país caminha para 690 mil vidas perdidas para a doença desde o início da pandemia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES