Expedição Sertão Colonial acontece neste final de semana

Expedição concretiza o Parque Floresta Fóssil como referência simbólica de Teresina

Oeiras | Alcide Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Expedição Sertão Colonial, que acontece nesta sexta-feira (18) e sábado (19), traz a imponência paleontológica de Teresina como peça-chave para o simbolismo da cidade. O Parque Floresta Fóssil, exuberância natural que permanece em pé após 289 milhões de anos, é uma causa urgente que ganha visibilidade a partir da expedição, sendo o ponto de partida para o comboio de veículos que partem para Oeiras.

Mais de 70 pessoas estão confirmadas para a viagem, que parte da capital às 8h da manhã, no Centro Educacional Ambiental, ao lado do Parque Floresta Fóssil, em direção a Amarante e, depois, a cidade de Oeiras. A ideia é vivenciar uma imersão histórica pelo patrimônio arquitetônico, cultural e histórico do Piauí.

Além da parte paleontológica, a expedição busca chamar atenção para a proteção do Patrimônio material e imaterial de Amarante e Oeiras, a instalação efetiva do comitê de bacia do Parnaíba, a revitalização da Bacia do Rio Parnaíba, restauração do edifício onde funcionou a Fábrica de lacticínios dos Campos, com o memorial do Empreendedor, a restauração e abertura do Museu Odilon Nunes, incentivo à cultura da região, formar um grupo de pensadores e agentes para a proteção e incentivo do patrimônio material e imaterial. Além de uma maior intercessão das instituições públicas e sociais, com os desafios locais, além de valorizar a produção made in Piauí.

O evento é uma iniciativa da Rede Pense Piauí, com apoio e coordenação científica do Núcleo de Pesquisa da Justiça e do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (Ufpi).

Segundo o Coordenador Geral do Núcleo de Pesquisa da Justiça da UFPI, Samuel Pontes do Nascimento, que é professor da UFPI e doutor em direito econômico, este evento tem uma importância muito grande para a universidade. “Reúne a força de diversas instituições e permite o desenvolvimento  de pesquisas sobre as instituições com o registro do patrimônio histórico e artístico do nosso estado, desde o período Colonial do Brasil”, explica.

O resgate das instituições também é um dos pilares da expedição. “A Universidade Federal do Piauí está organizado um evento de extensão universitária, a jornada histórica pelo Sertão Colonial do Piauí, através da iniciativa da sociedade piauiense”, acrescenta Samuel Pontes do Nascimento.

Confira a programação Expedição Sertão Colonial:

18 de Janeiro

8:00h - Concentração no CEA, com uma breve apresentação sobre o projeto do Parque Floresta Fóssil e outras ações, a cargo de Rubens Luna.

9:00h - Partida para Amarante

12h - Almoço em um parque de amarante

14h - Palestra do IPHAN sobre Patrimônio Arquitetônico de Amarante no Eco Parque 

15h - Visita à Amarante (visita ao Casarão Odilon Nunes, a Escadaria para a foto oficial da Expedição Sertão Colonial, com breve apresentação do Comitê da Bacia do Rio Parnaíba) 

16:30h - Partida para Oeiras

18h - Reconhecimento e visita a prédios de Oeiras (Sobrado Major Selemérico e Museu de Arte Sacra)

19h - Abertura Geléia Total

20:30 - Palestra sob o título “Interpretação do Patrimônio Cultural”, proferida pelo Professor Stefano Ferreira, no Cine Teatro Oeiras.

22h - Jantar

19 de Janeiro

8h - Partida para Campinas do Piauí

9h - Santo Inácio do Piauí (visita ao Banheiro dos Padres Jesuítas)

10h - Visita a Fábrica de Laticínios, Campinas do Piauí. 

12h - Almoço (Leitura e subscrição da Carta de Campinas do Piauí)

14h - Retorno à Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES