Expedição visita patrimônio colonial e natural do Piauí

MTur acompanhou visita, que incluiu Parque Nacional de Sete Cidades e mais sete destinos do norte do estado

Uma das paisagens do Parque Nacional das Sete Cidades, que tem espécies da fauna e flora do cerrado e da caatinga. | Expedição Serra das Águas Coloniais/Divulgação MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Parque Nacional de Sete Cidades, que foi criado com o objetivo de preservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica, cultural e de beleza cênica do Piauí, fez parte do roteiro da expedição turística Serra das Águas Coloniais, que percorreu, em dois dias, sete destinos históricos e naturais do estado. O coordenador-geral de Produtos Turísticos do Ministério do Turismo, Cristiano Borges, participou da atividade com o objetivo de avaliar tecnicamente o potencial de desenvolvimento e estruturação dos atrativos visitados.

Grupo que participou das atividades (Foto: Expedição Serra das Águas Coloniais / MTur)

Segundo Borges, a expedição foi fundamental para “oferecer uma orientação aos atores locais na formatação de produtos turísticos no parque, com grande potencial para ampliação das atividades de interpretação ambiental, turismo ecológico e recreação em contato com a natureza”, avaliou.

A expedição pelo passado e presente do Piauí partiu da capital, Teresina, rumo ao norte do estado e percorreu atrativos turísticos de sete municípios: José de Freitas, Batalha, Cocal, Cocal dos Alves, Piracuruca, Pedro II e Piripiri. Entre as visitas, destacaram-se a Fazenda Ininga (1823), em José de Freitas; a Cachoeira do Xixá, em Batalha; a Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Frecheiras (1616), em Cocal. Os expedicionários visitaram, também, a Igreja do Carmo e o Museu de Piracuruca; o Centro de Cultura e Eventos da antiga estação ferroviária de Piripiri, o Memorial Milton Brandão, em Pedro Segundo, e conheceram o processo de extração e lapidação de opala. No Brasil, a pedra é encontrada somente no Piauí.

SOBRE O PARQUE - Os paredões e arenitos esculpidos pela ação do tempo (ventos, chuvas e calor), no norte do Piauí, formam as “Sete Cidades” e servem de moldura para uma viagem ao passado. A unidade de conservação está na faixa de transição entre o cerrado e a caatinga e preserva espécies da fauna e flora dos dois ecossistemas. Além dos sete conjuntos de formações rochosas com milhões de anos que lembram animais, objetos e figuras humanas, o circuito de Sete Cidades abriga cachoeiras, grutas e é ilustrado por pinturas rupestres nos sítios arqueológicos.

O PROJETO - A mobilização foi acolhida como um programa de extensão pela Universidade Federal do Piauí e envolveu dezenas de instituições que formam a Rede Pense Piauí, abordando aspectos científicos e culturais, além do lazer contemplativo e ecoturismo. O coordenador da rede e da expedição, desembargador federal Carlos Augusto Brandão, disse que os patrimônios culturais e naturais visitados necessitam de atenção e proteção das instituições. “A despeito de seus encantos e singularidades, os atrativos ainda estão invisíveis e esquecidos dos olhares e das ações”, afirmou Brandão. (Por Geraldo Gurgel/MTur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES