Expo Caju 2021 reuniu público de 40 mil pessoas durante três dias de evento

Programação visou destacar a importância do caju para a economia do Estado e país

Expo Caju 2021 reuniu público de 40 mil pessoas durante três dias de evento | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A edição 2021 da Expo Caju foi um sucesso. O evento contou com exposições, debates e shows culturais durante três dias de programação. Entre seus muitos propositivos, o evento buscou potencializar a discussão sobre a utilização deste fruto regional, apresentando suas amplas formas de uso, seja na alimentação, plantio ou indústria. Ressaltando, nessa medida, a importância do caju para movimentar e impulsionar a economia do Estado e país, auxiliando no combate à fome e ao desemprego. Estimavas apontam a participação de 40.000 pessoas no evento.

Entre a ampla programação, o público que passou pelos estandes da feira acompanhou oficinas de culinárias, palestras sobre o manejo e produção do caju, escolha da garota cajuína e da melhor cajuína, debates sobre alimentação na indústria, além de aproveitar incríveis shows de artistas regionais: Gonzaga Lu, Vale de PI e Dirceu Andrade. Ao todo, o evento contou com a presença de 28 expositores entre 6 entidades (SAF, EMATER, Ineagro, SENAR, SESI, ECODRYTEC, UNISOL) e 04 municípios:  Barras, Monsenhor Gil, Colônia do Gurgueia, Piracuruca, bem como empresas familiares ou indústrias já estabelecidas na cultura do Caju.

Expo Caju 2021 reuniu público de 40 mil pessoas durante três dias de evento - Foto: Ascom

Visitando as atividades do evento, Dilson Santos reconheceu a importância do caju para todo o Estado, evidenciando o seu grande potencial ao destacar que é um fruto importante para o Piauí. “É possível notar que se aproveita tudo: a castanha, o fruto, tem a cajuína, a cerveja e várias opções para fazer com ele (caju). Tenho costume de comer caju e o conheço de longa data. O potencial é grande, tanto que uma fruta só foi responsável por fazer todo um evento”, enfatiza.

A artesã Iolita Ramos, de Ipiranga do Piauí, participou pela segunda vez do evento e compartilha que o espaço é fundamental para encontrar os amigos, trocar experiências e adquirir conhecimentos sobre diversos temas envolvendo o caju. “É um evento de grande importância para o estado. Tem feito grande diferença. A Expo Caju é uma maneira muito importante de divulgar nossos produtos e vender. A gente tá muito feliz por estar aqui”, externa.

Expo Caju 2021 reuniu público de 40 mil pessoas durante três dias de evento - Foto: Ascom

Além disso, alguns municípios fizeram caravanas para participar da Expo Caju: Picos, Monsenhor Gil, Assentamento 17 de Abril, Landri Sales, São Pedro do Piauí, União, José de Freitas, Cocal, Pio IX, Jaicos, Ipiranga e Inhuma. Já os municípios de Elesbão Veloso, Ipiranga do Piauí, Betânia do Piauí, Colônia do Gurguéia, Batalha e São João do Arraial compuseram a caravana UNISOL. 

Evento valorizou o uso do caju para gerar renda e emprego

Lenildo Lima, Diretor da Cooperativa dos Produtores de Cajuína no Piauí (CAJUESPI), destaca que são mais de 9 mil pessoas trabalhando com o caju no Estado. “Estamos gerando emprego e renda para a agricultura familiar e, nessa medida, fortalecendo a cadeia do caju”, frisa. Ele ainda complementa observando que “depois dessa pandemia, temos que buscar formas de melhorar a autoestima das pessoas, trabalhando o caju em todas as suas potencialidades. Sem contar, que essa produção é importante porque diminui o número de pessoas que passam fome”, ressalta o diretor.

Expo Caju 2021 reuniu público de 40 mil pessoas durante três dias de evento - Foto: Ascom

A Expo Caju Piauí foi uma realização da Data Eventos. O evento contou com Apoio Cultural do Prêmio Maria da Inglaterra, Lei Aldir Blanc, SIEC, Secretaria de Cultura do Piauí, Governo do Piauí, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES