Expoapi 2020 pode adotar formato virtual

A ideia do formato foi discutida na segunda-feira (24) durante uma reunião com governador Wellington Dias e entidades parceiras.

Expoapi | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em razão da pandemia do coronavírus, a 70ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi) pode acontecer em formato virtual na segunda semana de dezembro. Em 2019, o evento superou expectativas e movimentou mais de R$ 35 milhões nos 10 dias de feira.

A ideia do formato foi discutida na segunda-feira (24) durante uma reunião com governador Wellington Dias e entidades parceiras.

"Possivelmente, a exposição seria realizada na segunda semana de dezembro, no modelo virtual, em que a gente pudesse ter a comercialização através de leilões virtuais e divulgação das fazendas por meio de filmagem dos rebanhos e das nossas atividades rurais", conta André Nogueira, presidente da Associação Piauiense de Criadores de Zebu (APCZ).

Na reunião, ficou definido que os produtores e membros de associações que organizam a Expoapi vão elaborar protocolos e estudar as possibilidades da realização do evento. O resultado desse processo deve ser divulgado nas próximas semanas.

O presidente da APCZ frisa que Expoapi representa um forte braço econômico e defende a necessidade de adequação do evento às mudanças radicais impostas pela pandemia. No ano passado, a 69ª edição levou mais de 220 mil pessoas ao Parque de Exposições Dirceu Arcoverde nos 10 dias do evento.

"Nós tivemos um número superior a 5.500 animais no parque, 6 leilões e uma movimentação financeira que superou a casa dos R$ 35 milhões. Isso mostrou o Piauí para o Brasil e para o mundo, atraindo investidores e mostrando nossas potencialidades", relata André.

Comumente realizada entre os meses de novembro e dezembro, um dos maiores eventos do agronegócio do Norte e Nordeste brasileiro celebra 70 anos este ano. Para Nogueira, a função do evento é significativa e precisa de uma atenção especial no sentido de divulgar o agronegócio piauiense.

"Não só no Brasil, como no mundo inteiro, o agronegócio vem crescendo e se tecnificando. Para nossa surpresa, justamente em um ano de pandemia, que assolou todo o mundo, nós tivemos uma explosão do agronegócio, onde o Brasil é o carro-chefe desse processo todo e o Piauí está vindo a reboque", disse.

A organização dos criadores de animais, que a cada ano vem melhorando as fazendas e introduzindo novas tecnologias para o melhoramento dos serviços, de acordo com André, tem ajudado o país a viver em função do agronegócio e posicionado muito bem o Piauí no setor.

No estado, a Expoapi, além de ocasionar uma significativa movimentação financeira, funciona como uma vitrine de boas perspectivas em que se consiste um melhoramento dos serviços da agropecuária local.

"Nós temos uma safra recorde no Cerrado e uma boa produção de carne bovina, o que tem capitalizado os criadores e feito com que os reinvestimentos nos dessem a esperança de que nos próximos anos o Piauí terá certamente um crescimento significativo no setor do agronegócio, o que certamente vai impulsionar nossa economia", expressa André Nogueira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES