Fábio Abreu: Projeto facilita concessão de auxílio doença acidentário

Proposta obriga empresas a comunicar doença do trabalho à Previdência.

y | ery
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Projeto de Lei 295/21, de autoria do deputado federal Fábio Abreu, obriga as empresas a informar ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) os casos de doenças do trabalho ou doenças ocupacionais. A informação deve ser prestada por meio da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). O texto tramita na Câmara dos Deputados e  altera a Lei de Benefícios da Previdência Social, facilitando aos trabalhadores o acesso ao auxílio doença acidentário. 

Atualmente, as empresas são obrigadas, por decreto, a emitir a CAT quando há acidente de trabalho. A mesma regra vale para as situações de doença decorrente do trabalho (como exposição a agentes químicos) e doenças ocupacionais (como lesões por esforço repetitivo), mas esta costuma não ser seguida, segundo o deputado. Isso prejudica o trabalhador lesionado.

Foto: Divulgação

“Com a omissão pela empresa, dificilmente será concedido o benefício de auxílio-doença na modalidade acidentária, o que inviabiliza a estabilidade do contrato de trabalho após a cessação”, diz Fábio Abreu.

Pela legislação, os trabalhadores que recebem o auxílio-doença acidentário têm direito à estabilidade no emprego por 12 meses após o fim do benefício.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES