Fábio Abreu quer criar Grupo de Operações Integradas do Nordeste

O secretário estadual de Segurança Pública, Fábio Abreu, disse que vai apresentar a proposta durante Encontro dos Governadores do Nordeste

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria Estadual de Segurança Pública deflagrou na manhã desta quarta-feira (21), a Operação THE, que prendeu doze pessoas com mandados de prisão em aberto nas cidades de Teresina e Timon-MA. A operação é encabeçada pelos policiais da Divisão de Capturas (Dicap). Essa operação é mais uma de uma série de ações que acontece em Teresina nas últimas semanas.

Crédito: Portal Meio Norte

O secretário estadual de Segurança Pública, Fábio Abreu, esteve no programa Banca de Sapateiro, na TV Rádio Jornal (Canal 20 e 90.3 FM), e comentou que essas operações fazem parte de um esforço concentrado que tem como objetivo prender suspeitos que possuem mandados de prisão em aberto.

“Esse é um esforço que estamos fazendo dentro do nosso planejamento, dentro daquilo que nós sempre buscamos que é ouvir as pessoas, e fazer esse trabalho em cima disso. Nós obtivemos a informações de muitos mandados de prisão em aberto, por isso fizemos uma pesquisa e descobrimos que esses indivíduos estavam reiteradamente cometendo crimes, dessa forma direcionamos uma delegacia para cumprir esses mandados, que é a Dicap, assim como oferecendo uma estrutura maior para a delegacia, que hoje tem a função de coordenar essas ações e dar apoio a outras delegacias nos mandados de prisão e assim estamos sistematicamente fazendo essas operações, prendendo esses indivíduos, assim como de indivíduos que estão planejando outras ações”, esclareceu.

Ainda sobre os mandados que estão em aberto, o secretário afirmou que a segurança pública tem se destacado pelo uso de tecnologia que tem ajudado a fazer um mapeamento dos suspeitos com prisão de mandado em aberto. Fábio Abreu revelou que até o final desse mês, será lançcado  um sistema em que o policial militar, o policial civil e todos os demais agentes de segurança vão ter na palma da mão todas as informações que eles precisarem sobre os suspeitos de crimes.

"Nós teremos um histórico daquela pessoa, nós estamos assinado um convênio com o governo federal para que tenhamos um acesso de informações, temos um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública que permite um monitoramento em tempo real daqueles que estão com tornozeleira eletrônica e qualquer crime que aconteça a gente consegue ter acesso se existe alguém com tornozeleira, então são vários fatores que nos levarão a termos um resultado muito mais eficiente na área da segurança pública e com isso tenho certeza que isso não será somente no Piauí, mas em todo Nordeste, já que vou apresentar aos governadores durante o Encontro dos Governadores do Nordeste que acontece hoje em Teresina, assim como a integração entre as divisas e a proposta do Grupo de Operações Integradas do Nordeste, que vai funcionar como a Força Nacional ”, disse.

Crédito: Portal Meio Norte

O secretario também adiantou que o Piauí tem apresentado uma queda significativa no número de assaltos a bancos, com apenas três ocorrências durante todo o ano. “Esse é um dado muito positivo com relação ao número de roubo a bancos que tinhamos em anos anteriores, principalmente no interior do Estado”, acrescentou.

O secretário lembrou ainda da Operação Remanescente deflagrada na terça-feira (20), que prendeu oito pessoas presas, eles são suspeitos de tentar invadir a agência do Banco do Brasil localizada na Avenida Jóquei Clube, Zona Leste da capital. “Além dessa operação de hoje, tivemos a de ontem que foi uma operação voltada para indivíduos que estavam se organizando para assaltar bancos e de toda forma nosso objetivo tem sido de prevenir essas ações e antecipando os passos desses indivíduos que já estavam planejando assalto a agências bancárias de Altos e José de Freitas”, declarou.

Crédito: Portal Meio Norte



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES