Faixas exclusivas para ônibus: Cinco vias estão sob fiscalização

Veja quais as vias que já estão sob fiscalização eletrônica.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Já está em funcionamento o sistema de fiscalização eletrônica nas faixas de circulação exclusiva para ônibus que ficam localizadas nas avenidas Frei Serafim, José Francisco de Almeida Neto, Joaquim Nelson e nas ruas Coelho de Resende e Desembargador Pires de Castro.

Podem circular pelas faixas exclusivas os seguintes veículos: ônibus, vans escolares e táxis com passageiros. Os demais veículos somente podem entrar nas faixas exclusivas para acessar o lotes e fazer conversões à direita.

Nas faixas exclusivas para transporte público os demais veículos podem circular por um quarteirão, o que corresponde a 150 metros, e, em seguida, devem fazer a conversão à direita. Caso circule por mais de duas quadras, estarão sujeitos a notificação de acordo com o Artigo 184, no inciso III, que corresponde a uma multa gravíssima, no valor de R$ 293,47, e sete pontos na carteira.

De acordo com o diretor de Trânsito e Sistema Viário da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, José Falcão, a fiscalização eletrônica tem como objetivo garantir a circulação dos ônibus nas faixas exclusivas, proporcionando com isso, mais agilidade ao transporte público. “Antes fazíamos a fiscalização das faixas com a ajuda dos agentes de trânsito na nossa central de monitoramento, por isso era impossível fazer uma fiscalização total da área, mas agora com a fiscalização eletrônica estamos conseguindo uma trabalho mais consistente”, explica.

Falcão enfatiza que o monitoramento nas faixas exclusivas são realizados de forma semelhante à fiscalização que é feita em grandes centros como São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e Fortaleza. “Implantamos aqui o que há de mais moderno no que diz respeito à monitoramento eletrônico. São equipamentos que irão monitorar tanto a velocidade quanto a circulação na faixa. Com isso estaremos garantindo a circulação do transporte público e um trânsito mais seguro para todos”, acrescentou.

O diretor afirma ainda que a diferença entre circular nos corredores exclusivos e nas faixas exclusivas e que, no caso das faixas, é permitido adentrar para o veículo ter acesso aos lotes. “Estamos em um processo de mudança tanto no trânsito quanto no transporte de Teresina, por isso precisamos respeitar os espaços e a sinalização. Só assim conseguiremos um trânsito melhor e mais seguro para todos”, finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES