Fake News: Guarda e PM negam multa para quem dirigir sem máscara

Não há imposição de penalidade ao condutor por dirigir sem o uso da máscara, pois não existe esse tipo de infração no Código de Trânsito Brasileiro

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Circula no WhatsApp uma mensagem informando que a Guarda Municipal de Teresina e a Polícia Militar estariam multando motoristas por dirigirem sem máscara, porém se trata de uma informação falsa. Em nota, os órgãos esclarecem que "não há imposição de penalidade ao condutor por dirigir sem o uso da máscara, pois não existe esse tipo de infração no Código de Trânsito Brasileiro".

No texto da informação fake dizia: "Só um alerta. Guarda Municipal e Polícia Militar estão multando quem está dirigindo sem máscara e quem estiver dentro do carro a multa custa 128 reais por pessoa. Todos devem usar máscara dentro do carro. Multa vem como dirigir sem uso de itens de segurança .3 pontos na carteira. Isso serve para motos também", relata a mensagem mentirosa.

Contudo, vale destacar que o Governo do Piauí passou a exigir o uso de máscaras de proteção facial por toda população em espaços públicos desde o dia 22 de abril. A medida foi imposta por meio de decreto estadual assinado pelo governador Wellington Dias (PT), tem como medida o enfrentamento ao novo coronavírus.

Segundo o decreto, fica determinado o uso de máscara de proteção facial, confeccionadas segundo as orientações do Ministério da Saúde. A máscara é de uso individual e não deve ser compartilhada entre familiares, amigos e outros.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES