Fake News: vídeo que mostra lotação de ônibus em Teresina é de março

Os terminais estão fechados há mais de 90 dias devido a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Fake News: vídeo que mostra lotação de ônibus em Teresina é de março | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra um ônibus lotado com passageiros em um dos terminais de Teresina. Nas imagens é possível ver o veículo completamente cheio de pessoas, desrespeitando as medidas de distanciamento social e sem o uso da máscara. 

Muitos internautas compartilharam o registro como se fosse recente, no entanto, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), desmentiu a informação falsa por meio de nota e disse que o vídeo é do mês de março. Os terminais estão fechados há mais de 90 dias devido a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. “Atualmente as linhas que estão em circulação são as radiais, que funcionam dos bairros direto para o centro e os passageiros utilizam as paradas finais nos bairros para que não haja aglomeração”, diz trecho da nota divulgada.

Assista: 

Confira o comunicado: 

Nota

A Strans esclarece que é de março o vídeo que está circulando nas redes sociais, onde mostra aglomeração em um transporte coletivo, o que determinou o fechamento dos terminais há mais de 90 dias. Atualmente as linhas que estão em circulação são as radiais, que funcionam dos bairros direto para o centro e os passageiros utilizam as paradas finais nos bairros para que não haja aglomeração.

Ônibus estão transportando 20 pessoas por viagem

Considerando a demanda atual do sistema de transporte público de Teresina, os ônibus na capital estão transportando, em média, 20 pessoas por viagem, o que tem permitido o distanciamento entre passageiros. O levantamento foi realizado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), que está cumprindo as determinações que constam no protocolo elaborado para o setor.

Enquanto durar a pandemia, a determinação da Strans é que a lotação dos ônibus não passe de 45 passageiros, sendo 30 sentadas e 15 em pé. “Em média, os ônibus têm capacidade para 70 passageiros, mas vamos reduzir esse número para garantir mais segurança a todos”, informa o superintendente da Strans, Weldon Bandeira.

Ônibus transportam 20 passageiros em média por viagem (Ascom/Strans)

Na operação da última terça-feira (14) foram transportados 8.674 passageiros em um total de 429 viagens, o que dá em média menos de 20 passageiros por ônibus. “Portanto, até o momento, estamos conseguindo manter um atendimento sem gerar aglomerações ou qualquer tipo de transtorno aos usuários”, ressalta o gerente de Planejamento da Strans, Denilson Guerra.

Todos os dias os fiscais da Strans estão acompanhando a circulação dos veículos, garantindo o cumprimento das determinações. “Temos 14 fiscais em campo e, até o momento, não constatamos lotações e as medidas de segurança vêm sendo cumpridas”, enfatiza o gerente de Fiscalização da Strans, Pedro Moura.

Com a volta do transporte público na semana passada, no dia 08, a Strans tem recomendado aos passageiros que façam fila mantendo o distanciamento, evitando qualquer tipo de aglomeração. A Prefeitura de Teresina também tem realizado a desinfecção das paradas finais e nas garagens ao final de cada turno, além da verificação da temperatura dos profissionais e disponibilização de álcool em gel e máscaras para os operadores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES