Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Fake News: vídeo que mostra lotação de ônibus em Teresina é de março

Os terminais estão fechados há mais de 90 dias devido a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Fake News: vídeo que mostra lotação de ônibus em Teresina é de março
Fake News: vídeo que mostra lotação de ônibus em Teresina é de março | Reprodução
Compartilhe

Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra um ônibus lotado com passageiros em um dos terminais de Teresina. Nas imagens é possível ver o veículo completamente cheio de pessoas, desrespeitando as medidas de distanciamento social e sem o uso da máscara. 

Muitos internautas compartilharam o registro como se fosse recente, no entanto, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), desmentiu a informação falsa por meio de nota e disse que o vídeo é do mês de março. Os terminais estão fechados há mais de 90 dias devido a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. “Atualmente as linhas que estão em circulação são as radiais, que funcionam dos bairros direto para o centro e os passageiros utilizam as paradas finais nos bairros para que não haja aglomeração”, diz trecho da nota divulgada.

Assista: 


Confira o comunicado: 

Nota

A Strans esclarece que é de março o vídeo que está circulando nas redes sociais, onde mostra aglomeração em um transporte coletivo, o que determinou o fechamento dos terminais há mais de 90 dias. Atualmente as linhas que estão em circulação são as radiais, que funcionam dos bairros direto para o centro e os passageiros utilizam as paradas finais nos bairros para que não haja aglomeração.

Ônibus estão transportando 20 pessoas por viagem

Considerando a demanda atual do sistema de transporte público de Teresina, os ônibus na capital estão transportando, em média, 20 pessoas por viagem, o que tem permitido o distanciamento entre passageiros. O levantamento foi realizado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), que está cumprindo as determinações que constam no protocolo elaborado para o setor.

Enquanto durar a pandemia, a determinação da Strans é que a lotação dos ônibus não passe de 45 passageiros, sendo 30 sentadas e 15 em pé. “Em média, os ônibus têm capacidade para 70 passageiros, mas vamos reduzir esse número para garantir mais segurança a todos”, informa o superintendente da Strans, Weldon Bandeira.

Ônibus transportam 20 passageiros em média por viagem (Ascom/Strans)

Na operação da última terça-feira (14) foram transportados 8.674 passageiros em um total de 429 viagens, o que dá em média menos de 20 passageiros por ônibus. “Portanto, até o momento, estamos conseguindo manter um atendimento sem gerar aglomerações ou qualquer tipo de transtorno aos usuários”, ressalta o gerente de Planejamento da Strans, Denilson Guerra.

Todos os dias os fiscais da Strans estão acompanhando a circulação dos veículos, garantindo o cumprimento das determinações. “Temos 14 fiscais em campo e, até o momento, não constatamos lotações e as medidas de segurança vêm sendo cumpridas”, enfatiza o gerente de Fiscalização da Strans, Pedro Moura.

Com a volta do transporte público na semana passada, no dia 08, a Strans tem recomendado aos passageiros que façam fila mantendo o distanciamento, evitando qualquer tipo de aglomeração. A Prefeitura de Teresina também tem realizado a desinfecção das paradas finais e nas garagens ao final de cada turno, além da verificação da temperatura dos profissionais e disponibilização de álcool em gel e máscaras para os operadores.





Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar