Falsa médica presa em flagrante em consultório por policial disfarçada

A acusada utilizava carimbo de outro médico para assinar os exames

Ana Carolina presa em consulta por policial disfarçada | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ana Carolina realizava consultas em diversos consultórios na cidade do Rio, como na região da Zona Norte e no bairro da Barra da Tijuca. Nesses locais, segundo as investigações a cargo do delegado Alan Luxardo, ela fazia intervenções invasivas e prescrições de exames, utilizando o carimbo de outro médico.

Falsa médica presa em flagrante por policial disfarçada (Foto: Divulgação)

"Na verdade, além de ela fazer os procedimentos relativos à sua área, ela invadia a esfera da medicina. Então, ela fazia procedimentos invasivos, o que é vedado aos biomédicos, ela prescrevia indevidamente exames de sangue e outros tipos de exame até usando o carimbo de um médico, sem o seu consentimento. E isso representa um risco aos pacientes", disse o delegado.

Em seu perfil numa rede social, Ana Carolina falava sobre os tratamentos que oferecia durante seus atendimentos e comentava a rotina, em que enfatizava "muitos pacientes se cuidando e, principalmente, se amando muito mais". Parte das publicações tem dicas de cuidados, como para cabelos e pele, e resultados de intervenções, como preenchimento labial e facial e de aplicação de botox.

O flagrante foi durante uma consulta em que a paciente era, na verdade, uma policial que fez o agendamento para apurar as ilegalidades. A agente foi examinada e recebeu a prescrição para exames de sangue com o carimbo de um outro médico. A ação foi gravada pela agente.

Na consulta com a policial, Ana Carolina deu explicações sobre o procedimento do botox:

"Fazer botox, vou ser bem sincera com você, se eu sentar aqui com você quinze minutos e te ensinar, tu faz. A técnica é mole. O problema é: e a marca? E esse paciente? Qual é a necessidade dele? Vai funcionar? Vai durar".

Em outro momento da consulta, a biomédica solicita dezenas de exames. O pedido, no entanto, tem o carimbo de outro médico.

"Aqui está o exame completão. Hemograma, todos os sais minerais, dosagem de B12, vitamina D, todos os hormônios sexuais (...) Toda a parte de tireoide, de proteína, de fígado, todas as doenças infectocontagiosas também, HIV, hepatite B, hepatite C, vamos olhar tudo, todo o colesterol, tipo sanguíneo porque isso é importante pra mim, a ortomolecular ganha muito nessa questão do tipo sanguíneo, tem tipos sanguíneos que não reagem tão bem. Todos os sais minerais, hemograma completo, leucograma completo. Não demore pra fazer", pede a biomédica.

"A gente pode analisar nos vídeos que ela, realmente, tinha uma mensagem convincente. Ela falava com propriedade. Isso causa um maior temor ainda porque as pessoas passam até a recomendar essa pessoa para outros amigos. E aí vai aumentando o risco de acontecerem problemas sérios de saúde", salientou Luxardo.

Ana Carolina foi presa pelos crimes de falsidade ideológica e uso de documento falso.

De acordo com a advogada da biomédica, Danielle Motta, a profissional tem a formação acadêmica necessária para fazer os tratamentos ofertados, como aplicação de botox, tendo concluído pós-graduação em estética. Com isso, segundo a defesa, Ana Carolina não estava em exercício ilegal da medicina.

"A biomédica Ana Carolina Almeida Campos é profissional habilitada para realizar todos os procedimentos que ela opera em sua clínica e em momento algum exercia a medicina, deixando claro às policiais infiltradas que ela atendeu, que deveriam procurar médicos para realizar tratamento e fazer exames que não estão na sua alçada", disse a advogada.

Segundo a defesa, Ana Carolina pegou fiança e está em casa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES