Falta de pílulas de Frei Galvão leva fiéis à novena virtual

Falta de pílulas de Frei Galvão leva fiéis à novena virtual

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A novena virtual foi a sa?da que os devotos de S?o Frei Galv?o encontraram para suprir a falta das p?lulas de Frei Galv?o, muito procuradas ap?s a canoniza??o do primeiro santo nascido no Brasil. Tudo o que o fiel-internauta precisa fazer ? acessar o site oficial de Frei Galv?o e acender uma vela virtual, que substitui as tr?s p?lulas de papel com ora??o do santo ingeridas durante a novena.

Entre janeiro e maio o n?mero de velas acesas foi de 20 mil, quantidade que saltou para 145 mil ap?s a canoniza??o de Frei Galv?o, em maio deste ano pelo Papa Bento XVI. Desde janeiro, o site registrou o n?mero recorde de acessos de mais de 1,6 milh?o de pessoas de 90 pa?ses, que visitaram a p?gina oficial do santo e acenderam 165.638 velas virtuais.

Cerca de 80% dos acessos ao site s?o de internautas brasileiros e o restante, de estrangeiros, residentes em pa?ses como Alemanha, Canad?, Espanha, Jap?o, Pol?nia e Paquist?o. No servi?o de acendimento de velas virtuais, que ? gratuito, o devoto coloca seu nome, sua cidade e a inten??o a que a novena ? dedicada. A vela permanece acesa durante nove dias, diminuindo de tamanho at? queimar completamente.

O analista de sistemas Leonardo Cipolli, sobrinho de Frei Galv?o e criador do site, afirmou que o servi?o das velas virtuais veio de encontro ?s necessidades dos devotos que, por raz?es diversas, n?o tinham acesso ?s p?lulas de papel do santo, nascido em Guaratinguet?, interior do Estado de S?o Paulo, em 1739.

"O site foi criado com o objetivo primeiro de divulgar os milagres e preservar a mem?ria do frei e, hoje, disp?e tamb?m de diversas ferramentas interativas, como cart?es virtuais, mural de recados e informa?es sobre turismo religioso", disse Cipolli.

As velas virtuais, as informa?es sobre a vida do santo e os outros servi?os podem ser acessadas na p?gina oficial de Frei Galv?o na Internet, no endere?o www.saofreigalvao.com.

Milagre virtual

O testemunho de pessoas que tiveram suas gra?as atendidas com a substitui??o das p?lulas de papel contendo a ora??o pelas velas virtuais subiu de 1 para 47 num per?odo de apenas tr?s meses.

O primeiro registro de um milagre de S?o Frei Galv?o, via Internet, aconteceu em maio deste ano, quando a brasileira Ana Maria Chiarella Dykes, moradora em Kengsport, no Tenessee (EUA), enviou, ao Museu Frei Galv?o, uma carta e resultados de exames relatando que, mesmo n?o tendo a possibilidade de ter acesso ?s p?lulas de papel de Frei Galv?o, fez a novena pela Internet e acendeu diariamente as velas virtuais para alcan?ar a cura de um tumor maligno no seio.

P?lulas

Ap?s a canoniza??o de Frei Galv?o, Guaratinguet? registrou um aumento de 615% no n?mero de visitantes, fato que afetou a produ??o das p?lulas do santo. Segundo a Irmandade Frei Galv?o, as 150 mil p?lulas produzidas mensalmente n?o est?o sendo suficientes para atender ? demanda dos devotos do Brasil e de pa?ses do exterior, como Estados Unidos, It?lia, M?xico e Portugal. Entre fevereiro e maio deste ano, a produ??o foi aumentada de 60 mil unidades mensais para 80 mil e, ap?s a canoniza??o do frei, essa quantidade foi elevada para 150 mil.

Consideradas como milagrosas pela Igreja Cat?lica, as p?lulas s?o constitu?das por pequenos peda?os de papel, com a ora??o feita por Frei Galv?o. A produ??o das p?lulas, em Guaratinguet?, fica sob a responsabilidade de 14 freiras e 20 volunt?rias que produzem diariamente cerca de 5 mil unidades. A confec??o do material tamb?m acontece no Mosteiro da Luz, em S?o Paulo, onde outras 14 freiras enclausuradas da Ordem das Concepcionistas se encarregam da tarefa. Constru?do por S?o Frei Galv?o, o Mosteiro da Luz guarda os restos mortais do santo desde 1822, ano de sua morte.

De acordo com o arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, foi o pr?prio santo que ensinou a t?cnica ?s freiras. "As p?lulas devem ser vistas como elementos sacramentais oferecidos aos doentes e n?o como um rem?dio produzido em escala industrial", afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES