Faltam médicos para dar conta à demanda nos hospitais e centros de saúde em THE

A falta de médicos para trabalhar no serviço público foi colocada pelo prefeito Sílvio Mendes

Faltam médicos para dar conta à demanda nos hospitais e centros de saúde em Teresina | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina, por ser capital concentra a maioria dos m?dicos do Piau?, mas enfrenta falta de pofissionais para dar conta ? demanda nos hospitais e centros de sa?de da rede p?blica. A falta de m?dicos para trabalhar no servi?o p?blico foi colocada pelo prefeito S?lvio Mendes (PSDB) durante a inaugura??o do Hospital Municipal Dr. Mariano Castelo Branco, que vai atender cerca de 60 mil habitantes na regi?o da Santa Maria da Codipi, onde est? instalado.

O Hospital Municipal Dr. Mariano Castelo Branco, segundo o presidente da Funda??o Municipal de Sa?de, Jo?o Orlando Gon?alves, vai ter 14 m?dicos, sendo sete cl?nicos gerais e sete pediatras. O hospital ? de grande porte, custou R$ 3,337 milh?es, tem dez salas de atendimento; quatro enfermarias para adulto, uma enfermaria de isolamento; dois consult?rios e servi?os de Raio-X e ultra-som.

A Prefeitura de Teresina possui 700 m?dicos, mas faltam, conforme o prefeito S?lvio Mendes, neurologista, endocrinologistas e anestesista.

?Dois ter?os dos m?dicos est?o em Teresina e ainda faltam profissionais,

principalmente em outras ?reas?, afirmou S?lvio Mendes. Ele diz que as faculdades particulares ainda n?o est?o colocando os profissionais que formaram no mercado e tem muita gente de fora do Piau? buscando

os servi?os de sa?de de Teresina. ?S? podemos contar com os formados pelas Universidades Federal e Estadual?, lembra o prefeito S?lvio Mendes.

O reitor da Universidade Federal do Piau?, Luiz Santos J?nior, disse que a Universidade Federal do Piau? formou no ano passado 67 novos profissionais em Medicina. A qualidade do ensino do curso de Medicina

da Universidade Federal do Piau? em vez de ajudar a melhorar a quantidade de m?dicos no Estado ajuda principalmente aos seus m?dicos, que fazem resid?ncia e p?s-gradua??o em outros Estados, namoram,

casam, s?o aprovados em concursos em refer?ncia nacional em S?o Paulo, Minas Gerais, Pernambuco ou v?o estudar mais ainda no exterior.

Jo?o Orlando afirmou que os pediatras n?o querem trabalhar ganhando R$

2,50 por procedimento m?dico e concurso, o valor pago pelo SUS (Sistema ?nico de Sa?de). ?N?o ? por outra coisa que, antes, de cada cem m?dicos que se formavam, 50 eram pediatras, agora de cada cem formados, penas

30 s?o pediatras?, declarou Jo?o Orlando.

Ele, por?m, precisa ver as estat?sticas divulgadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?sticas). Temos um pa?s e um Estado com aumento do n?mero de idosos e redu??o do n?mero de crian?as. ? normal que os m?dicos apostem nos segmentos com maior n?mero de clientes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES