Famílias carentes recebem desconto de até 65% na fatura de energia

Dados do IBGE apontam que 55% da população de Nossa Senhora de Nazaré vive com uma renda mensal de até um salário e meio

00 | 00
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Localizado a 113 km de Teresina, capital do Piauí, o município de Nossa Senhora de Nazaré é conhecido no território dos carnaubais pelas suas potencialidades culturais e turísticas. 

Com uma população estimada de 4.911 pessoas, a cidade possui apenas 27 anos de emancipação política, no entanto, o povoamento da região começou com o surgimento de 10 fazendas ainda no século XV.

Dados do IBGE apontam que 55% da população de Nossa Senhora de Nazaré vive com uma renda mensal de até um salário e meio. Porém, com o início da pandemia da Covid-19, o município começou a sofrer os efeitos negativos no consumo de bens e serviços, e por causa disso muitos nazarenos começaram a ter dificuldades para se manter. 

Tatiana é beneficiária da Tarifa Social (Foto: Divulgação)

Tatiana Pereira, de 31 anos, que mora com os dois filhos no bairro Tatuzão, trabalhava vendendo roupa, mas, devido à pandemia e à crise econômica, ficou sem trabalhar e vem enfrentando dificuldades, mas a Tarifa Social, benefício criado pelo Governo Federal que garante desconto na conta de energia das famílias de baixa renda, tem sido um importante mecanismo para economia principalmente neste período de pandemia. 

“Graças a Deus as coisas estão voltando, já recebemos ajuda e minha expectativa agora é abrir uma loja em um ponto que tenho na frente da minha casa e voltar a vender. Com a Tarifa Social o dinheiro que recebo de auxílio já serve para comprar alimento para os meus filhos”, declarou.

A Secretária de Assistência Social de Nossa Senhora de Nazaré, Andressa Aguiar,  destaca a importância do benefício. “A Tarifa Social é uma iniciativa excelente, porque muitos moradores não tem uma renda fixa e esse programa acaba ajudando bastante com o respectivo desconto na conta de energia o dinheiro que o beneficiário conseguiu com esse desconto, ele pode usar para comprar mais alimentação para dentro de suas casas”, frisa.

Quem também reconhece o valor do benefício é a família do diarista Alfredo Filho e da dona de casa Rita de Cássia, que sobrevivem apenas com a renda do Bolsa Família para sustentar a casa e a filha Sofia Gabrielle, de 2 anos. Alfredo pegou Covid-19 e ficou um mês parado em casa. Rita conta que a filha pedia comida e eles não tinham. 

Alfredo e Rita também dispõem do desconto na conta de luz (Foto: Divulgação)

“As coisas estão tudo caras, aqui temos que comprar até a água e com esse benefício melhorou bastante na conta de energia que vem menos de R$ 50 e estou deixando mais para fazer as compras para Sofia”, disse.

Marinna Carneiro, Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Piauí, orienta sobre como realizar o cadastro na Tarifa Social, que garante descontos de até 65% na fatura de energia.   

“O cliente precisa procurar o Cras para fazer atualização do seu cadastro e realizar seu cadastro junto a Equatorial, seja pela Clara, que é nossa atendente virtual (3228-8200), pelo canal de atendimento o 0800 086 0800 e as agências espalhadas por todo Piauí. Em Nossa Senhora de Nazaré nós temos em torno de 200 famílias que tem direito ao benefício e ainda não procuraram se cadastrar”, esclarece. 

O município  recebeu na última sexta-feira (10), a equipe do Mutirão Pelo Futuro Todo Dia. A iniciativa tem o propósito de promover a disseminação de informações, realização de serviços e cadastro para a troca de geladeiras velhas por novas com Selo Procel A, mais eficientes e econômicas. 

Na oportunidade, foram sorteadas 50 geladeiras para os moradores por meio do programa E+ Geladeira Nova que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Um dos contemplados foi Alexandre Fortes, morador da zona rural de Nossa Senhora de Nazaré, que ressaltou que a geladeira vai ajudar na economia da energia consumida em casa. “Estamos recebendo esse material novo, com eficiência de energia, essa é uma iniciativa boa da empresa, é super presente e estamos todos muito felizes”, afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES