Famílias de baixa renda podem castrar animais gratuitamente em THE

As castrações acontecerão aos finais de semana.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Centro de Zoonoses de Teresina (GEZOON), localizado na Rua Minas Gerais, Nº 909 – Bairro Matadouro, zona Norte, está realizando cadastro para castração de cães e gatos, no turno da manhã, de 8h às 12h desde o dia 11 de fevereiro. Já foram cadastradas 34 famílias, que já tiveram a marcação da cirurgia em seus animais marcada e receberão a visita de um veterinário da GEZOON para que este se certifique das condições físicas dos animais antes do procedimento de castração.

“Todos que atendem aos requisitos para o cadastro estão sendo atendidos. Das 34 famílias já cadastradas, cinco são moradoras da Santa Maria da Codipi, o restante são das zonas Sudeste, Sul e Leste, totalizando 93 animais”, explica Oriana Bezerra, gerente da GEZOON.

O dono do animal que desejar realizar o procedimento de castração precisa se dirigir até a Gerência de Zoonoses com RG, CPF, comprovante de residência e algum comprovante de situação de vulnerabilidade. A cirurgia será realizada no Hospital Veterinário da UFPI a partir da primeira semana de março.

As famílias com até um salário mínimo; as que estão em situação de vulnerabilidade social (falta de saneamento básico, moradia inadequada, desemprego e em áreas de situação de risco epidemiológico); as inscritas em programas sociais do Governo Federal (Bolsa Família, Passe Livre, Tarifa Social de Energia, Minha Casa Minha Vida, PETI, Projovem Adolescente, outros) tem total prioridade para realizar o cadastro que possibilita castrar gratuitamente os animais domésticos. Idosos e/ou portadores de necessidades especiais também são prioridade no programa de castração, além de famílias de áreas consideradas prioritárias conforme analise técnicas da FMS/ GEZOON.

“A pessoa não precisa trazer o animal até a Gerência de Zoonoses, apenas seus documentos, pois o procedimento cirúrgico no animal será realizado na UFPI. Aí sim, no dia determinado, o animal deve ser levado para lá”, afirma Oriana Bezerra.

Um convênio firmado no dia 5 de fevereiro, entre Prefeitura e Universidade Federal do Piauí (UFPI), possibilita pessoas de baixa renda marcarem a cirurgia de esterilização dos animais domésticos gratuitamente. A meta para o primeiro ano do convênio firmado entre Prefeitura e UFPI é realizar 80 castrações de animais machos e fêmeas por mês. As castrações acontecerão aos finais de semana no Hospital Veterinário Universitário da UFPI.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES