Famosa “Casa dos Azulejos” vai compor Museu Casas de Amarante

Uma das casas mais visitadas terá cômodos e móveis da época da colonização aberto para visitação no Museu Casas de Amarante

Casa dos Azulejos vai compor Museu "Casas de Amarante" | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A riqueza arquitetônica de Amarante está fortemente presente nos casarões com janelas bem trabalhadas e coloridas, mas outro elemento arquitetônico se destaca nas edificações: A Casa dos Azulejos, que preserva fachada e parte do piso do século XIX. O casarão é tombado pela Fundac como patrimônio histórico estadual.

De acordo com Irismar Vilarinho, atual moradora da casa, os azulejos foram trazidos da Inglaterra pela família que construiu a casa. A moradora busca manter os móveis que restaram e simbolizam parte da história de Amarante, como a cristaleira, uma mesinha, uma escrivaninha, a mesa principal da casa e os móveis que compõem o dormitório que pertenceu à Ana de Moura Lopes (conhecida como dona Anita) e Amâncio José Pereira Lopes, avós do seu esposo. Antes de residir no endereço, a casa também pertenceu a Edgard Augusto Lopes, filho do casal Lopes.

Casa dos Azulejos vai compor Museu "Casas de Amarante"  ( foto: Moisés Saba)

O dormitório e os móveis, que pertenceram ao casal Lopes, passam por uma restauração e ficarão abertos à visitação como parte do Museu Casas de Amarante, um museu formado por nove estações distribuídas no centro histórico de Amarante. 

A ideia é que, ao chegar à cidade,  o visitante faça um roteiro que começa na Praça das Quintas, passe pelo monumento Alto ‘Da Costa e Silva’ e percorra os casarões da Av. Desembargador Amaral, formando assim um corredor cultural.

As ações do Museu são parte do programa VivAmar, realizado pela Prefeitura de Amarante em parceria com a Secult,  e levam a assinatura do arquiteto Paulo Vasconcellos, que tem expertise em centros históricos e museus.

A CASA DOS AZULEJOS 

Construída em 1870 pelo português Alves Noronha, possui planta característica da habitação piauiense chamada morada inteira. Nesse estilo, a casa térrea possui um só pavimento e os cômodos estão dispostos de maneira que as muitas janelas aparecem alinhadas na fachada, junto à porta de entrada.

Uma curiosidade interessante é que seus azulejos, que revestem as fachadas  principal e lateral, foram colocados somente dez anos depois, em 1880, importados da Inglaterra.

Azulejos da "Casa dos Azulejos". em Amarante, foram importados da Inglaterra ( fotos: Moisés Saba) 

Mais curiosidades sobre a Casa dos Azulejos: 

  • Dirceu Mendes Arcoverde nasceu na casa dos azulejos. O amarantino foi médico e político, eleito governador do Piauí em 1974.
  •  Existe um dormitório com móveis do século XX, os quais fazem parte do estilo art déco.
  •  A casa é residencial. O casal Irismar Vilarinho e Luis Augusto Vilarinho vive com a família há mais de 20 anos.
  • Existe um cômodo da casa alugado para atividade comercial.
  • Ainda é possível encontrar louças do século XX na cristaleira, também do mesmo século.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES