Farmacêuticos em ação oferecem atendimento gratuito nesta quarta

Em Teresina, cidade que concentra quase 60% dos profissionais do Estado, o Conselho Regional de Farmácia realiza uma ação na Praça João Luís Ferreira

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A atividade do farmacêutico vai muito além daquela imagem já batida de profissionais que passam os seus dias atrás de um balcão. Sim, essa também é uma função dos farmacêuticos, mas não é a única. De acordo com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), são mais de 135 especialidades de atuação da Farmácia, que fazem parte de divisões agrupadas em linhas de atuação farmacêutica reconhecidas através de resolução do órgão federal.

O farmacêutico é o profissional que atua na área da saúde, podendo pesquisar, desenvolver, produzir, manipular e selecionar medicamentos. Assumindo a responsabilidade técnica em farmácias, drogarias, distribuidoras, hospitais e laboratórios, pesquisar e controlar a qualidade de derivados do sangue. Além disso,    também pode analisar tecnicamente e emitir laudos na indústria alimentícia, além de atuar como professor ou pesquisador em universidades.

Neste dia 25 de setembro é comemorado o Dia Internacional do Farmacêutico e os Conselhos Regionais de Farmácia de todo Brasil e Conselho Federal realizam uma campanha de divulgação dessas áreas e como este profissional atua. As dez principais são: alimentos, análises clínico-laboratoriais, educação, farmácia, farmácia hospitalar e clínica, farmácia industrial, gestão, práticas integrativas e complementares, saúde pública e toxicologia.

Em Teresina, cidade que concentra quase 60% dos profissionais do Estado, o Conselho Regional de Farmácia realiza uma ação na Praça João Luís Ferreira, centro, oferecendo atendimentos gratuitos de aferição de pressão, teste de glicemia, vacinação e orientações sobre uso racional e descarte correto.

Para o presidente do CRF-PI, Luiz Júnior, a área de Farmácia evoluiu e vai muito além do cuidado com o paciente. "Continuamos sendo o profissional da saúde que o paciente primeiro consulta para orientação ou buscar um medicamento. Mas, hoje, estamos presentes em várias áreas, das mais importantes. Essa diversificação beneficia o profissional, que tem mais mercado de atuação, e também a qualidade do que é produzido com a presença do farmacêutico. Onde tem um farmacêutico, tem mais qualidade", comenta Luiz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES