Fazenda da Paz encerra curso de instalação fotovoltaica com 22 alunos

Alunos foram qualificados e estão aptos para entrar no mercado de trabalho

Entrega de certificado de curso | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Fazenda da Paz em parceria com a instituição Brücke Le Pont, da Suíça, realizou nesta quarta-feira, 4, no Centro de Reinserção Pedro Balzi, a certificação de 22 alunos que fizeram o curso de instalador fotovoltaica, ministrado pelo professor Paulo Henrique.

O Coordenador geral de Enfrentamento às Drogas do Estado, Sâmio Falcão, destacou a importância o trabalho, pois há o preparo dos acolhidos que fazem tratamento de dependência química a serem recolocados no mercado de trabalho.

"Esse curso de instalação de placas solares é de extrema importância, a demanda é crescente no Estado e com isso, damos oportunidades aos jovens no mercado de trabalho", destacando a importância da Fazenda da Paz na prevenção, acolhimento e fechando o ciclo com a reinserção social.

Coordenador da Fazenda da Paz, Célio Luiz Barbosa, diz que a Fazenda da Paz é a primeira comunidade terapêutica do Piauí. "Trabalhamos a reinserção social desde o primeiro momento, pois enxergamos que o dependente químico precisa ser tratado e preparado para voltar ao mercado de trabalho", disse, enfatizando que hoje trata-se de mais uma formação, que é o curso de instalação fotovoltaica, numa parceria Fazenda da Paz, a Brûcke Le Pont, Governo do Estado que faz este trabalho de reinserção social.

Piauí é exemplo

O Piauí, segundo Célio Barbosa, dá exemplo na política social de tratamento de dependentes químicos, realizando a prevenção, o tratamento e a inserção no mercado de trabalho. 

"Estamos entregando para o mercado 22 pessoas preparadas para trabalhar na instalação de placas de energia solar", explica, informando que são realizados cursos de mecânica de motos, marcenaria, doces e salgados, serviços gerais. "Daqui saem homens disciplinados, organizados e com uma profissão", diz, afirmando que o Centro de Referência tem parcerias com algumas empresas para empregar essas pessoas.

O professor Paulo Henrique diz que o Piauí tem necessidade de mão-de-obra de instalador de placa solar. Então, o curso ajuda as empresas que procuram mão de obra e os alunos. "Os alunos estão preparados, fizeram boa prática e estão aptos a trabalhar em qualquer área do ramo de energia solar", diz.

Alunos destacam importância da profissão

Elthon Conde dos Santos recebeu o certificado e espera obter novas oportunidades com esse curso. "A expectativa é boa, é um mercado que cresce e estamos preparados", diz.

Flávio Pereira fez o curso de marcenaria e agora o de fotovoltaica. "Em marcenaria foi um aperfeiçoamento", diz, enfatizando que com o outro cu rso, espera conseguir trabalho e, futuramente, planeja fazer curso superior.

Aos 48 anos, Raimundo Ananias também concluiu o curso de instalação fotovoltaica. "Foi uma boa experiência, fiquei mais de 20 anos sem estudar e fiquei empolgado em voltar", diz, ressaltando que pretende fazer outros cursos.

Francisco de Assis foi outro que concluiu o curso, gostou do que aprendeu por ser algo diferente e que o mercado está em alta e acredita que em breve estará trabalhando.

O aluno Paulo Henrique já trabalhava no setor de energia fotovoltaica e que com o curso agregou mais conhecimento. "Tirei minhas dúvidas e foi além do que eu sabia", diz, declarando que trabalha na MG2 Energia Solar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES