Fazenda lança Sistema Integrado de Administração Tributária

Fazenda lança Sistema Integrado de Administração Tributária

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A administra??o tribut?ria do Estado do Piau? vai ganhar um refor?o com a implanta??o do Sistema Integrado de Administra??o Tribut?ria (SIAT), cujo lan?amento oficial acontecer? nesta ter?a-feira (29), na Escola Fazend?ria, em Teresina. O sistema, desenvolvido e administrado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), re?ne os m?dulos de arrecada??o, cadastro, tr?nsito de mercadorias e processo administrativo fiscal.

Segundo o superintendente da Receita Estadual, Em?lio Joaquim J?nior, o SIAT se constitui em uma poderosa ferramenta no subs?dio ? gest?o das atividades administrativas e das rela?es com os sujeitos passivos das obriga?es tribut?rias. ?Temos a convic??o de que, por meio da tecnologia, conseguimos um instrumento eficiente no combate ? sonega??o e no desenvolvimento das atividades fazend?rias?, afirma o superintendente.

O desenvolvimento desse sistema, que teve in?cio em abril de 2006, sob a coordena??o do auditor fiscal Janu?rio Lopes, envolveu diversas ?reas da Sefaz, desde a equipe de legisla??o tribut?ria, fiscaliza??o, auditoria e, principalmente, tecnologia e seguran?a da informa??o que conseguiu desenvolver os m?dulos que comp?em o sistema e que integrar?o todo o controle da administra??o tribut?ria do Estado.

Para o secret?rio da Fazenda, Ant?nio Neto, o SIAT ? resultado de um processo de inova??o tecnol?gica e de infra-estrutura pelo qual passou a Secretaria da Fazenda que deu condi?es para desenvolver um sistema desse porte e, assim, agilizar o trabalho na ?rea da Receita Estadual.

?Integrar todos esses m?dulos significa ter o controle mais eficiente e eficaz do que entra nos cofres p?blicos, pois o sistema passa pela fiscaliza??o itinerante, postos fiscais e finaliza no relacionamento Fisco e contribuintes, o que gera resultados positivos para ambos os sujeitos da rela??o tribut?ria?, coloca Ant?nio Neto, que cita dentre as caracter?sticas marcantes do sistema: agilidade, transpar?ncia, controle de fraudes e redu??o da evas?o fiscal.

Nesta ter?a-feira (29), quando acontecer? o lan?amento oficial do SIAT na presen?a de servidores e autoridades p?blicas estaduais, ser? poss?vel conhecer em detalhes o sistema, suas funcionalidades, m?dulos, assim como entender todo o seu funcionamento e vantagens, principalmente de controle e seguran?a, tanto para o Fisco quanto para os contribuintes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES