Fechamento para reforma preocupa pacientes do Hospital Universitário em Teresina

A decisão tomada pela reitoria da Universidade Federal do Piauí

Fechamento para reforma preocupa pacientes do Hospital Universitário em Teresina | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital Universit?rio (HU) da Ufpi (Universidade Federal do Piau?) vai paralisar suas atividades por tempo indeterminado para reforma. A decis?o tomada pela reitoria da UFPI est? preocupando pacientes e funcion?rios que n?o sabem como v?o continuar os tratamentos ou onde ser?o lotados durante as obras.

O hospital oferece v?rios servi?os como atendimentos ambulatoriais e exames s?o realizados diariamente, principalmente os relacionados a doen?as inflamat?rias intestinais, e tamb?m o programa de tratamento

contra o tabagismo, que atende em m?dia 80 pessoas em conv?nio com o Instituto Nacional do C?ncer.

Cerca de 120 funcion?rios n?o sabem onde ser?o lotados durante a reforma, que est? prevista para ser conclu?da em 360 dias. ?? poss?vel fazer os tratamentos ambulatorias e continuar com exames apesar da reforma?, afirmou o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Sa?de e Previd?ncia (Sintspres), In?cio Schuck.

Segundo ele, o Instituto de Doen?as Tropicais Nathan Portella passou por reforma e continuou funcionando. As professoras L?via Maria de Sousa, que faz tratamento h? oito anos de doen?a de Crohn, e Francinete Rodrigues, que faz tratamento de colite e ulcerativa com o m?dico Jos? Miguel no Hospital Universit?rio, afirmaram ontem que n?o sabem onde continuar?o o tratamento. ?N?o fomos informados de nada, mas acho que ? poss?vel

manter o tratamento durante a reforma?, falou Francinete Rodrigues.

Sousa e Rodrigues fazem o tratamento de doen?as inflamat?rias intestinais. O t?cnico e enfermagem Jos? Carlos de Oliveira estava

mostrando que o HU faz exames sofisticados como endoscopia digestiva alta, biopsia e v?rios exames. Os equipamentos do hospital foram transferidos para dep?sitos da Universidade Federal do Piau?.

O pr?-reitor de Administra??o da Universidade Federal do Piau?, Ord?nio Moita, disse que todo o transporte est? sendo de forma cuidadosa. ?Estamos fazendo o transporte com toda a responsabilidade e os equipamentos ser?o levados para locais apropriados?, disse Ord?nio Moita.

O ambulat?rio do HU foi inaugurado em setembro de 2004 e faz cerca de mil exames e 700 consultas por dia. Os funcion?rios far?o hoje uma manifesta??o contra o n?o funcionamento de parte do hospital durante a reforma. O HU j? consumiu R$ 60 milh?es e o Governo Federal liberou mais R$ 45 milh?es para sua conclus?o e compra de equipamentos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES