Feira de Turismo Rural da Grande Cacimba Velha será neste domingo

Teresinense ganha mais uma opção de lazer no fim de semana.

Teresina ganha mais uma opção de lazer para os fins de semana. Neste domingo (2), será realizada, a partir das 7h, a Feira de Turismo Rural da Grande Cacimba Velha, na praça central da comunidade. A feira abre caminho para roteiros turísticos ainda desconhecidos da maioria dos piauienses, além de oferecer hortaliças e produtos da culinária e do artesanato local.

A Feira de Turismo Rural faz parte do Projeto de Desenvolvimento do Turismo no Território de Entre Rios, coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), e engloba Teresina e mais 30 municípios, e visa alavancar o turismo, tendo a região da grande Cacimba Velha como piloto.


A região foi escolhida em virtude da variedade, apresentando roteiros de ecoturismo, agroturismo, culinária variada e uma rica produção de queijos, cachaça, cajuína e cervejas artesanais, pesque-pague, além de uma natureza exuberante, com opções para toda a família.

Na feira do próximo domingo, na praça da Cacimba Velha, investidores das regiões da zona rural leste, como Fazenda Monte Santo, Cervejaria Artesanal, Cachaça Siri, Fazenda da Paz, Funaci, Fazenda Vale do Leite, Laticínio Santa Teresa, Sítio Tabuk, Sítio do Celson, Balaio do Sítio, Margareth Biscoito, Alonso-Plantas Tropicais, Vale do Aroeira e muitos outros estarão expondo seus produtos junto aos produtores rurais e expositores das comunidades.

Emprego e renda

O secretário de Estado do Planejamento, Antonio Neto, destacou a importância de investir na zona rural. “Vamos estimular os pequenos produtores, que já produzem algum aspecto econômico e que possam transformar isso em valor agregado, gerando renda e emprego, ao mesmo tempo incentivar o associativismo. Vamos capacitar os produtores e organizá-los, por meio de feiras em várias comunidades, e, a partir daí, dar uma estruturação a esse arranjo produtivo”, explica o gestor.

De acordo com a presidente da Associação dos Empreendedores de Turismo Rural, Teresinha Ferreira, a feira também é importante para fortalecer a economia rural, gerando emprego e renda. “A iniciativa também é importante para aumentar a capacidade produtiva da região de forma direcionada. A ação tem como inovação a atração do turista local para a zona rural, melhorando as relações comerciais, tendo em vista que o produtor passa a comercializar diretamente com o consumidor”, diz a empreendedora.

A região da Grande Cacimba Velha é formada pelos povoados da zona rural leste: Fazenda Nova, Cacimba Velha, Nova Cajaiba, Lagoa de Dentro, Amparo, Santa Teresa, Serra Gavião, Ave Verde, Soinho, Vale do aroeira e Assentamentos, Firmino da Silveira, Bom Sossego, Fazenda Soares e Associação de Mulheres da Nova Cajaiba.

O projeto já conta com importantes parcerias, como a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Prefeitura Municipal de Teresina, Banco do Nordeste (BNB), Banco do Brasil (BB) e Fazenda da Paz.

Fonte: Portal do Governo do Piauí