O Centro de Convenções de Teresina vai colocar Teresina na rota gastronômica nacional, além de valorizar a cultura e a arte local. A Feirarte e o Festival Gastronômico do Piauí vão mostrar as cores e sabores da identidade piauiense, com muitas novidades, comidas e itens interessantes. Os dois grandes eventos acontecem nesta sexta-feira e sábado, 1º e 2 de julho, no Centro de Convenções de Teresina. A entrada é franca.

A Feirarte, por exemplo, vai expor o melhor do artesanato piauiense. Participam da feira Anjos da Paz Terços, Artes da Mara Biojoias, Atelearts, Ateliê Madame Criativa, Atelier Nice Biscuit, BioArt, Bolo de Rolo Oxente, Coisa de Artista - Oficina de Arte Infantil, Delícia da Helen, Elizabeth Costura Criativa, Emilene Artesanato, Floricultura Lia, Geleia Total, Guloseimas da Tia, K Travessuras Laços, Laços da Juju - Ateliê da Nice, Loup Petiscos Pet, Mabelle Fashion, Moda Pet, Mãos Robotivas, Marília Bonecas de Pano, Nyza Plantas e Macramê, Piauí Joias, Plantas Teresina, Sabor Fit Alimentação Saudável, Secretaria Municipal de Economia Solidária de Teresina (Semest), SV Castanhas, Tá lindo, Nat - Artesanato em EVA e TeciArtes Costura Criativa.

Feiras acontecem no Centro de Convenções de Teresina | FOTO: Ravena LagesFeiras acontecem no Centro de Convenções de Teresina | FOTO: Ravena Lages

Noé Filho, idealizador e coordenador da Geleia Total, esta é uma boa oportunidade. "Participar da Feirarte vendendo produtos culturais do Piauí das mais diversas áreas é uma excelente oportunidade para nos aproximarmos do nosso público, levar nosso projeto para mais pessoas e apresentar a enorme diversidade cultural do nosso Estado", avalia.

No caso do Festival Gastronômico do Piauí, muitas delícias aguardam o público. E o melhor: o preço máximo do prato principal custa R$25, tornando a experiência acessível ao público em geral. Participam os restaurantes Arabian Grill, Cachaça Lira, Casa da Panelada, Empório do Zeca, Fagulhas e Porco, Forno e Brasa, Galinha da Julia, Galinha da Matilde, Império Doce, Made In Piauí, Pão Caseiro Delícia e Peccorino.

Para Larissa Batista, chefe de produção do Empório do Zeca, as pessoas podem esperar novidades deliciosas. "Nós vamos levar um combo com três preparações. Uma versão pocket de nosso mini hambúrguer de cordeiro, além de um capitão de baião de seis e suspiros de rapadura e cajuína", adianta.

Mini hambúrguer de cordeiro, capitão de baião de seis e suspiros de rapadura e cajuína estarão na Feira Gastronômica | FOTO: DivulgaçãoMini hambúrguer de cordeiro, capitão de baião de seis e suspiros de rapadura e cajuína estarão na Feira Gastronômica | FOTO: Divulgação

Atrações musicais animam feiras

Os dois dias de eventos contam ainda com atrações musicais locais, que darão energia ao público presente. Hoje, dia 1º de julho, os shows iniciam às 18h com o grupo “100% Só Para Sambar” e logo após tem “CH Cantor”. Já no sábado (02), é a vez de “Ykaro Na Medida” e “Eryka Magalhães” comandarem o repertório musical. 

O público piauiense, que agora conta com mais dois eventos culturais no calendário estadual, terá uma grande gama de produções locais em um mesmo local. O CCT receberá essas duas grandes feiras, com inúmeros expositores que produzem suas criações a partir de matérias primas locais. A realização da Feirarte e do Festival Gastronômico do Piauí fica por conta do Governo do Estado do Piauí por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

Feiras movimentam Teresina a partir de hoje; veja a programação - Imagem 3

Feiras movimentam Teresina a partir de hoje; veja a programação - Imagem 4

Feiras movimentam Teresina a partir de hoje; veja a programação - Imagem 5

Feiras movimentam Teresina a partir de hoje; veja a programação - Imagem 6