Feminicídio em Teresina: Mulheres negras são as principais vítimas

A técnica do Observatório Mulher Teresina, Suzianne Santos, chama atenção também para a faixa etária das mulheres vítimas de mortes violentas intencionais

Feminicídio em Teresina: Mulheres negras são as principais vítimas | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), irá lançar nesta sexta-feira, 2, um boletim produzido pelo Observatório da Mulher Teresina, durante o seminário “Eu vou Cantar Até o Fim”. O documento traz dados atualizados sobre a violência contra a mulher em Teresina e revela que as mulheres negras são as principais vítimas de feminicídio na capital.

A técnica do Observatório Mulher Teresina, Suzianne Santos, chama atenção também para a faixa etária das mulheres vítimas de mortes violentas intencionais.

“A gente observa que a maioria das mulheres assassinadas brutalmente são negras, considerando pretas e pardas, sendo que esse número foi maior principalmente no feminicídio. No feminicídio 71,43% das mulheres assassinadas eram negras e nas demais mortes violentas esse número chega a 60%. Chama atenção o aspecto da faixa etária, porque nas demais mortes violentas intencionais observamos uma predominância do assassinato de mulheres jovens, no feminicídio predomina a faixa etária de mulheres adultas negras”, explica a profissional.

A secretária Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Gabriela Rodrigues, explica que a sistematização de dados é necessária para melhor formulação de políticas públicas mais efetivas.

“O boletim traz dados sobre as zonas da cidade, horas, dias e turnos em que as denúncias acontecem. Dados sobre como a violência doméstica atinge de diferentes maneiras mulheres brancas e negras. Eles são extremamente importantes para que possamos trabalhar em cima deles e formularmos políticas públicas que atendam de diversas maneiras as mulheres da nossa cidade”, detalhou a secretária.

A cerimônia leva o nome de um trecho da música “A Mulher do Fim do Mundo” da artista Elza Soares, que usou sua voz para abordar temas como a fome, o racismo e a violência. O evento acontece nesta sexta-feira, 02, no auditório de Pós-graduação do CCHL-UFPI, a partir das 08h da manhã.

O evento contará ainda com dois painéis de discussão. O primeiro contará com a apresentação dos dados com as palestrantes Suziane Santos, do Observatório Mulher Teresina-SMPM, Patrícia Lima de Medeiros, do Núcleo de Estatística e Análise Criminal – SSP-PI, Nathalia Sampaio Figueiredo – Delegacia de Feminicídio. O segundo irá abordar a prevenção aos feminicídios, com as palestrantes Dra. Eugênia Villa (SSP-PI), Dra. Rossana Marinho (ENGENDRE-UFPI), Me. Bárbara Johas (ENGENDRE-UFPI) e Dra. Marília Passos (ENGENDRE-UFPI).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES