Eclipse!Fenômeno da “lua de sangue” é fotografado durante a madrugada desta terça-feira pelo mundo

Eclipse põe a Lua na sombra da Terra em relação ao Sol

Fenômeno dá tom avermelhado à Lua | AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O continente americano viu nesta terça-feira (15) um eclipse lunar, ou a ?Lua de sangue?, quando a Lua fica na sombra da Terra em relação ao Sol e ganha um tom avermelhado.

No Brasil, o eclipse total poderia ser visto a partir das 3h, por cerca de 78 minutos, nas regiões Norte e Centro-Oeste, se as condições meteorológicas permitissem.

Os eclipses totais da Lua, quando o satélite cruza o cone de sombra da Terra, são pouco frequentes. O último ocorreu no dia 10 de dezembro de 2011. A última vez que aconteceu uma série de quatro eclipses lunares totais foi entre 2003 e 2004, segundo a agência espanhola EFE.

Este é primeiro de uma série de quatro eclipses lunares que deve ocorrer, aproximadamente, a cada 6 meses e se repetirá apenas sete vezes neste século. O próximo eclipse total está previsto para o dia 8 de outubro.

Ainda este ano, também será possível observar dois eclipses do Sol -- um em abril e outro em outubro.

A agência espacial americana (Nasa) explicou que a Lua de sangue é quando a região periférica da Lua ingressa no centro da sombra da Terra, que é de cor âmbar. É durante esse período que o satélite é visto da Terra com uma cor avermelhada, causada pela luz do Sol e matizada por sua passagem pela atmosfera terrestre - algo similar à coloração que a luz solar adquire nos crepúsculos.

Ao longo da história, os eclipses solares e lunares estiveram rodeados de muitas superstições e referências a profecias sobre desastres naturais de grande magnitude.

Veja abaixo os eclipses previstos para 2014:

- 15 de abril: Eclipse total da Lua ? visível na parte oeste da África, na parte oeste da Europa, Américas, Austrália e leste da Ásia

- 29 de abril: Eclipse anular do Sol (quando a Lua fica na frente do Sol e se forma um "anel" do Sol em volta da Lua) - visível na Antártica e Austrália

- 8 de outubro: Eclipse total da Lua - visível nas Américas, na Austrália e Ásia

- 23 de outubro: Eclipse parcial do Sol - visível na maior parte da América do Norte, no México e na Rússia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES