FEPISERH quer reduzir tempo de espera por cirurgia nos hospitais

Gestores querem reduzir tempo de permanência dos pacientes nos hospitais

Presidente da FEPISERH, Pablo Santos, em reunião com o governador Wellington Dias | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH), Pablo Santos, tem participado de reuniões semanais com o governador Wellington Dias e com o secretário de saúde, Florentino Neto, para tratar sobre medidas de combate ao coronavírus. Os gestores estão preocupados com o aumento do número de casos de Covid-19 nas últimas semanas e a ocupação de leitos de UTI no Estado que, em alguns hospitais já chega a 100%. 

“Estamos definindo providências a serem tomadas com relação ao controle da doença, à operacionalização da vacina, ao funcionamento das UTIs nos hospitais e à necessidade ou não de aumento no número de leitos, dentre outras ações de combate à pandemia”, destaca Pablo Santos, presidente da Fundação, responsável pela gestão dos hospitais Getúlio Vargas e Justino Luz, em Picos. Os dois são referência para o tratamento grave da doença e unidades essenciais no enfrentamento da pandemia no estado, tanto na capital, quanto no interior. 

Segundo Pablo Santos, uma das preocupações do governador é também dar celeridade às cirurgias prioritárias de alta e média complexidade que estão represadas nos hospitais do estado. “Quanto mais tempo esses pacientes passam internados dentro dos hospitais, maiores são os riscos de contaminação pela doença, então, nossa preocupação é também reduzir esse tempo de internação nos hospitais de referência do interior do estado”, alerta Pablo Santos, que também é médico, ressaltando ainda que estão sendo intensificadas as medidas de segurança, especialmente na separação de alas, evitando que pacientes covid cruzem com pacientes não-covid.

Outra recomendação do governo diz respeito à garantia da vacinação em pessoas que já receberam a primeira dose. “A aplicação da segunda dose da vacina 14 ou 21 dias depois da primeira é o que garante a imunização do vacinado. Nesse sentido, estamos recebendo todas as orientações sobre os procedimentos a serem tomados, de modo a garantir que a vacinação nas nossas unidades hospitalares aconteça de forma tranquila e assegurando que os pacientes que receberam a primeira dose também recebam a segunda’, frisa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES