Feriado de caos no plantão do maior hospital do Ceará

Feriado de caos no plantão do maior hospital do Ceará

Feriado de caos no plantão do maior hospital do Ceará | Diário do Nordeste
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os m?dicos do Instituto Doutor Jos? Frota (IJF) mantiveram, no feriado de ontem, a ?Opera??o Padr?o?. Resultado: pessoas atendidas sobre macas e o corredor servindo de leitos improvisados. A emerg?ncia da unidade continua superlotada, atendendo a 50% mais pacientes do que sua capacidade.

?O ideal seria a exist?ncia de 30 leitos?, acrescenta Gersivam Gomes de Lima, chefe da equipe dos 32 m?dicos que trabalharam no plant?o do feriado de ontem.

Os m?dicos que entram hoje no quinto dia da chamada ?Opera??o Padr?o?, quando s?o atendidos somente casos de urg?ncia, n?o assumem a deflagra??o da greve. ?H? perspectiva de greve caso n?o haja negocia??o?, assegurou Marcondes Diniz, deixando claro que todos os m?dicos est?o no hospital para trabalhar. ?N?o estamos fazendo triagem?, diz.

O m?dico explicou que o movimento n?o tem a ?nica finalidade de reivindicar melhores sal?rios. ?Queremos atendimento humanizado para a popula??o?, diz.

Nesses quatro dias de ?Opera??o Padr?o?, Instituto Dr. Jos? Frota vem cumprindo o seu real papel de hospital terci?rio no setor de traumas.

Por?m, nem mesmo assim a emerg?ncia fica desafogada. Pessoas continuam sobre macas e os acompanhantes em p?. Alguns, h? mais de uma semana esperam por uma vaga para fazer cirurgia, embora esteja no perfil do hospital, v?tima de acidente de tr?nsito.

Gersivan Gomes admite que, no momento, ?o corredor j? foi agregado como emerg?ncia?. Antes, da ?Opera??o Padr?o?, o quadro era pior, sendo estendida na parte de fora dos elevadores. ?A quantidade agora est? razo?vel?, embora o atendimento improvisado em macas lembrem situa?es de calamidades. Considerou o plant?o normal para um feriado, garantindo que a popula??o est? compreendendo.

J? ? noite, a emerg?ncia reunia 62 pessoas internadas, representando 42 a mais do que o n?mero de leitos. Al?m disso, o plant?o de 7 ?s 19 horas registrou 134 atendimentos.

?Queremos o Plano de Cargos, Carreiras e Sal?rios (PCCS) e tamb?m melhorar o atendimento, s? que a popula??o n?o entende que o atendimento prim?rio ? feito no posto de sa?de. O problema ? que os postos n?o funcionam como deveriam, afirma, chamando a aten??o da Secretaria de Sa?de do Munic?pio.

De acordo com orienta??o da dire??o do IJF, os pacientes podem procurar o servi?o do ouvidoria do hospital para registrar queixas e reclama?es. Pela manh?, a sala da ouvidoria estava fechada. Segundo a assessoria de imprensa, a ouvidoria n?o funciona 24h.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES