Feriado tem alta taxa de ocupação hoteleira nos principais destinos

Obedecendo a protocolos de segurança sanitária, estabelecimentos registraram até 100% da capacidade atendida por turistas

Lagoa Termas Parque, em Caldas Novas (GO) | Pablo Regino/MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Lagoa Termas Parque, em Caldas Novas (GO). Cidade teve cerca de 90% de ocupação hoteleira no feriado. Crédito: Pablo Regino/MTur

O feriado do dia 7 de setembro veio para confirmar a retomada das viagens domésticas no país. Isso porque o setor hoteleiro dos principais atrativos turísticos nacionais registrou taxas de até 100% de ocupação durante a data, obedecendo aos protocolos de segurança sanitária orientados pelo Ministério do Turismo e por municípios. Em destinos como Jericoacoara e Mundaú, no Ceará, e na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o índice chegou quase à totalidade, de acordo com entidades e associações do segmento.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, comemora os resultados e avalia que os números mostram que é possível, sim, retomar atividades de forma segura. “Nosso foco, além de garantir a saúde do turista, é assegurar a recuperação econômica e a inclusão social dos milhões de brasileiros afetados pela pandemia do novo coronavírus. Acredito que com o selo Turismo Responsável podemos incentivar as viagens domésticas e dar segurança para o turista aproveitar o seu lazer em um dos nossos vários atrativos”, sustenta.

No Rio Grande do Sul, a região das Hortênsias, que compreende os municípios de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Picada Café, São Francisco de Paula e Caxias do Sul, registrou uma média de 50% de ocupação hoteleira, conforme o Sindicato de Hotelaria das Hortênsias (Sindtur). Por lá, os estabelecimentos podem atender apenas com metade da capacidade. Em Goiás, o número chegou a 90% em Caldas Novas e a 100% em Pirenópolis e Alto Paraíso.

No Nordeste, a data também foi de alta. Em João Pessoa, o índice ultrapassou os 65%. Nos destinos baianos, como Porto Seguro, Morro de São Paulo e Praia do Forte, o percentual variou de 50% a 70%. Na capital alagoana Maceió, o número ficou em torno de 70%, segundo a Secretaria de Turismo do estado, e no Rio de Janeiro (RJ), os turistas ocuparam 46% dos quartos de hotéis da cidade.

ALTA DE VISITANTES - O número de visitantes também surpreendeu destinos turísticos do país. Nas Cataratas do Iguaçu, no Paraná, por exemplo, foram registradas mais de 7 mil pessoas no local durante o feriado, contra uma previsão de 3 mil. Quem também viu o número de visitantes disparar foi Porto de Galinhas (PE), contabilizando mais de 90 mil turistas. De acordo com a Secretaria de Turismo local, o número é maior do que o verificado nos finais de semana entre dezembro e março, meses de alta temporada.

SELO PARA HOTÉIS - Em junho, o Ministério do Turismo lançou o selo “Turismo Responsável - Limpo e Seguro”, que oferece protocolos de biossegurança com recomendações para 14 segmentos turísticos e guias. As orientações ao ramo hoteleiro incluem disponibilização de álcool em gel 70% em locais estratégicos, utilização de lixeiras que não precisem ser abertas manualmente, promover a renovação do ar e a medição de temperatura, entre outras. Além disso, o estabelecimento deve assegurar, em todos os setores, o cumprimento de protocolos essenciais e transversais de distanciamento social, higiene e sanitização de ambientes e de segurança a colaboradores e hóspedes, bem como manter comunicação contínua das ações e prever o monitoramento das medidas adotadas. (Por Victor Maciel/MTur)

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES