Ferido no incêndio da boate Kiss revela: “De toda essa tragédia surgiu o nosso namoro”

Antes de morrer na boate, amigo havia aconselhado o relacionamento.

Ferido no incêndio da boate Kiss revela: "De toda essa tragédia surgiu o nosso namoro" | Gustavo Riet/Arquivo pessoal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O quarto de um hospital em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, foi cenário de uma história de amor para Gustavo Riet, de 34 anos, e Juliana Bassan, de 23. Nos cinco dias em que ficou internado após o incêndio na boate Kiss, o empresário recebeu visitas da jovem professora. Durante as tardes de conversa, aproveitaram para se conhecer melhor depois de terem trocado o primeiro beijo na véspera da tragédia que matou 242 pessoas. Quatro meses depois, já usam alianças de compromisso.

"Foi muito espontâneo", conta Juliana, que leciona língua portuguesa em duas escolas de Santa Maria. "Acabamos nos conhecendo e rolou algo bem forte. Com ele, foi diferente do que acontecia antes. Eu me sentia muito próxima dele", acrescenta.

A empolgação de Gustavo com a nova paixão contrasta com a dor da perda do amigo até então inseparável Ubirajara Soares Bastos Junior, o "Pexe", uma das 242 vítimas do incêndio. O consolo é seguir à risca o último conselho que o amigo lhe deu. "Ele disse que ela era perfeita e que eu tinha que namorar com ela", lembra.

A grande lição de tudo o que aconteceu já havia sido ensinada a Gustavo por quem o incentivou. ?Como dizia o meu amigo: ?tenha fé, porque até no lixão nasce flor?, parte da letra da música dos Racionais MCs. Ele sempre dizia aquilo, que de toda a desgraça podemos uma lição boa. E é a mais pura verdade, de toda essa tragédia surgiu o nosso namoro?, diz o empresário.

"Beijo de cinema"

O casal se conheceu em uma festa na madrugada de 26 de janeiro, apresentados uma amiga em comum. Demorou algumas horas para o momento esperado. "Demos um beijo de cinema. Parecia que não tinha mais ninguém na boate. Foi incrível, sem explicação", conta o empresário.

Tanto Gustavo quanto Juliana queriam se encontrar novamente na noite seguinte, mas ela já havia combinado com amigas que iria a outra festa. O empresário chegou a sair da Kiss para encontrar a menina, mas desanimou com a fila e não entrou na casa noturna onde ela estava. Mesmo assim, a encontrou na área de fumantes. "Dei outro beijo de cinema nela", relembra.

Cena de guerra

Gustavo voltou para a boate Kiss cerca de 10 minutos antes de começar o incêndio. Escapou, mas retornou várias vezes para ajudar outras pessoas a se salvarem até ser impedido pelos bombeiros. Depois, junto com outros dois jovens, usou uma picareta para tentar abrir um buraco na parede na casa noturna. Pensava no amigo, que foi ao banheiro minutos antes do momento fogo começar. Em meio à confusão, celular do empresário tocou.

?Quando eu soube do incêndio, telefonei para ele. Ele atendeu no meio daquela gritaria, e foi uma incerteza de tudo. Eu perguntei o que aconteceu e onde ele estava, e ele me disse que estava ajudando as pessoas. Aquilo me encantou muito na personalidade dele. Me surpreendi?, contou a jovem.

Quando percebeu que não havia mais nada a ser feito, Gustavo enviou uma mensagem para Juliana, afirmando que estava preocupado com o amigo. A jovem foi até a frente da Kiss e o encontrou subindo a ladeira da Rua dos Andradas em direção à Avenida Rio Branco.

?Ela disse que parecia uma cena de filme de guerra, eu todo ensanguentado, com cortes na testa e nas mãos, e todo preto, sujo da fumaça e de me arrastar no chão. Aí ela me abraçou e me perguntou como eu estava?, contou.

Parceria

Se Juliana se surpreendeu com a atitude de Gustavo, o mesmo ocorreu com ele ao perceber que poderia contar com a jovem. Juntos, foram ao Centro Desportivo Municipal, onde os corpos das vítimas eram reconhecidos, visitaram um amigo de Gustavo que também foi hospitalizado e compareceram ao velório de Pexe. ?Isso foi um dos fatores (que o levou a gostar da menina). Eu estava mal e ela foi a única que foi até lá comigo?, disse.

Depois de tudo isso, o empresário foi alertado que todos os que inalaram a fumaça do incêndio deveriam ser submetidos a exames. Sem dormir, Gustavo deixou o velório do amigo foi ao Hospital Universitário de Santa Maria (UFSM), onde foi internado. Os amigos organizaram uma escala de visitas para evitar que o empresário ficasse sozinho, e Juliana se ofereceu para passar as tardes com ele.

Lá, o casal se aproximou e a paixão se intensificou. ?Eu tentava fugir de qualquer assunto de incêndio e tragédia. Nós nos conhecemos no dia anterior, e aconteceu tudo aquilo, aí no terceiro dia ele estava mal no hospital. Então começamos a nos conhecer, e isso ajudou um pouco a desviar o foco?, disse Juliana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES