Fernando Collor pede desculpas por confisco da poupança nos anos 90

Confisco foi anunciado como uma das medidas para derrubar os 80% de inflação ao mês.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-presidente Fernando Collor usou o seu Twitter nesta segunda-feira (18) para pedir desculpas pelo confisco da poupança realizado no seu governo.

O confisco da poupança foi anunciado em 16 de março de 1990, um dia depois da posse do ex-presidente, como uma das medidas do novo governo para derrubar os 80% de inflação ao mês.

"Acreditei que aquelas medidas radicais eram o caminho certo. Infelizmente errei. Gostaria de pedir perdão a todas aquelas pessoas que foram prejudicadas pelo bloqueio dos ativos", escreveu Collor em seu perfil no Twitter.

Em 2010, o ex-presidente já havia se desculpado pelo boqueiro dos recursos na poupança.

Além de confiscar a poupança, o plano de econômico do ex-presidente batizado de Brasil Novo também incluía a troca da moeda de cruzado novo para cruzeiro, o congelamento de preços e salários, além da redução do número de estatais e funcionários públicos.

As medidas adotadas por Collor provocaram um colapso na economia em 1990. Naquele ano, o Produto Interno Bruto (PIB) do país despencou 4,35%.

Atualmente, Collor exerce o segundo mandato de senador por Alagoas. Nas últimas semana, ele tem assumido uma postura mais ativa e participativa nas redes sociais.

"Tem muita gente falando pelas redes sociais do “Novo Collor”. Novo nada, sou eu mesmo. A interatividade é uma oportunidade para desmistificar fatos importantes da minha trajetória', escreveu o ex-presidente no domingo (17).

Acusado de chefiar um esquema de corrupção, Collor renunciou à Presidência em dezembro de 1992.

AE



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES