Fernando de Noronha tem uma das maiores incidências de infectados

Único hospital da ilha não tem leitos de UTI. Policiais chegaram à ilha para garantir cumprimento do decreto de quarentena, válido a partir de segunda-feira (20).

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O aeroporto de Fernando de Noronha foi também a porta de entrada para o novo coronavírus. Com cerca de 3,3 mil habitantes, 26 pacientes tiveram o exame positivo para a doença, até o sábado (18). Proporcionalmente, o arquipélago é o local com uma das maiores incidências de casos confirmados da Covid-19. Por isso, a partir de segunda-feira (20), Fernando de Noronha está sob quarentena, decretada pelo governo do estado.

De acordo com o superintende de Saúde da Administração da Ilha, Fernando Magalhães, uma investigação indicou o aeroporto como foco da Covid-19.

“Nós podemos afirmar, com o inquérito epidemiológico, que a contaminação foi no aeroporto. Isso ocorreu no momento de entrada ou saída de algum turista. O fluxo no local era grande, num espaço concentrado. A contaminação está comprovada”, afirmou.

Os infectados, até o sábado (18), são 16 homens e dez mulheres, com idades entre 25 e 59 anos. Grande parte dos pacientes trabalha ou tem parentes no aeroporto.

O primeiro caso confirmado de coronavírus - e também o primeiro a ter a cura clínica na ilha - foi o inspetor de segurança do aeroporto, Luiz Carlos Andrade, de 48 anos.

“Eu acho que eu posso ter contraído a doença no meu trabalho, com o entra e sai de passageiros, moradores e turistas. Eu fiquei 22 dias em isolamento, tive medo que a doença se agravasse”, disse Andrade, que ficou isolado no alojamento da empresa e teve febre, dor de garganta e dor de cabeça.

Luíz Andrade teve cura clínica da Covid-19 — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

O gerente operacional do aeroporto, Cláudio Alencar, de 36 anos, chefe de Andrade, também contraiu o coronavírus. Ele ainda está em isolamento domiciliar. Cláudio acha que se contaminou com a Covid-19 com o amigo do trabalho, mas teve a sorte de ser assintomático.

“Eu tive contato com Andrade, nós usávamos o mesmo carro, e apesar de tomar todos os cuidados, usando luvas e máscaras, houve uma falha. Como é um vírus de fácil disseminação, terminei sendo contaminado”, contou.

Cláudio Alencar testou positivo, não apresentou sintomas — Foto: Cláudio Alencar/Acervo pessoal


Estrutura de saúde

Hospital São Lucas, em Fernando de Noronha — Foto: Ana Clara Marinho/G1

Fernando de Noronha conta com o Hospital São Lucas, unidade de saúde de média complexidade com 12 leitos e duas salas vermelhas, com um total de cinco aparelhos respiradores. A ilha tem também a Unidade Saúde da Família, que faz o atendimento de pacientes com Covid-19 com sintomas leves.

Devido à pandemia, a administração da ilha iniciou a construção de um hospital de campanha, o Covid Noronha 1, que está na fase final da obra. A unidade está sendo implantada na Escola Arquipélago e terá seis leitos, mas caso seja necessário o local poderá receber até 12 pacientes.

A unidade também não terá leitos de UTI. Os casos mais graves são transferidos para o Recife.

O hospital de campanha está sendo instalado na Escola Arquipélago — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

O governo do estado disponibilizou uma aeronave de salvamento para possíveis transferências. “Nós já temos a preferência de uso do avião de salvamento do estado. Caso seja preciso faremos a transferência com rapidez, o que já ocorreu”, afirmou o superintende Fernando Magalhães.

Aeroporto fechado

Aeroporto de Fernando de Noronha está recebendo um voo semanal, apenas, aos sábados — Foto: Ana Clara Marinho/G1 Com a comprovação de que o funcionamento do aeroporto era a grande ameaça de Fernando de Noronha, o governo do estado proibiu o turismo desde o dia 21 de março e a entrada de moradores desde o dia 5 de abril.

A transmissão comunitária já foi confirmada, e as medidas restritivas só aumentam, como o fechamento das praias e do comércio local. A partir de segunda-feira (20), um decreto do governo estadual coloca a ilha em quarentena e, para circular, o morador vai ter que pedir autorização à Administração de Noronha.





Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES