Ferramenta digital vai monitorar riscos para Teresina durante pandemia

A ferramenta permite que tanto técnicos como cidadãos enviem informações sobre riscos e problemas na cidade.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Como parte do termo de cooperação assinado entre a Prefeitura de Teresina e a ONU Habitat, a organização internacional disponibilizou uma ferramenta virtual para monitoramento de riscos na cidade, incluindo os causados pela atual pandemia do Coronavírus. Através do programa Hard, a população pode repassar informações para os técnicos da Prefeitura, que estarão analisando os potenciais riscos e assim poderão agir de forma mais ágil e eficiente para evitar riscos e combater eventuais problemas.

O programa foi desenvolvido pela ONU Habitat, em parceria com a Clurb, uma startup de tecnologia, e está sendo disponibilizado para as cidades que participam do programa global de resiliência urbana, entre elas Teresina. A ferramenta permite que tanto técnicos como cidadãos enviem informações sobre riscos e problemas na cidade. No caso da capital piauiense, o perfil identificado pelos técnicos da Prefeitura inclui riscos como alagamentos, fenômenos relacionados a mudanças climáticas e doenças transmissíveis.

Reprodução

No contexto da atual da pandemia do Coronavírus, o programa foi adaptado para gerir e monitorar informações de riscos relacionados à Covid-19, coletando informações como áreas com maior número de pessoas apresentando sintomas, entre outras. A ideia é que, com o auxílio das informações e relatórios obtidos através da plataforma Hard, a Prefeitura consiga ser mais eficiente nas ações de combate a esses problemas relacionados.

“Com essa ferramenta teremos uma maior facilidade de monitoramento dos nossos riscos, coordenando nossas atividades, direcionando recursos e esforços de forma mais eficiente. A ferramenta gera automaticamente relatórios de análises de risco e dá agilidade na tomada de decisões, além de facilitar o acesso a financiamentos para garantir recursos”, explica Gabriela Uchôa, servidora da Prefeitura de Teresina, que trabalha em parceria com a ONU Habitat.

As informações são da PMT



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES