Festival de Vídeo oferece oficinas gratuitas

Festival de Vídeo oferece oficinas gratuitas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Entre os dias 03 e 08 de dezembro, a cidade vai respirar cinema, com a realiza??o do XV Festival de V?deo de Teresina, promovido pela Prefeitura de Teresina, atrav?s da Funda??o Cultural Monsenhor Chaves. Ser?o diversos filmes exibidos na Sala de V?deo da Casa da Cultura, Teatro do Boi, Teatro Municipal Jo?o Paulo II e Espa?o Cultural Trilhos, al?m da realiza??o de oficinas durante a programa??o, que est?o com as inscri?es abertas at? o s?bado.

Uma das oficinas ser? ministrada pelo cineasta Matheus Em?rito e trata da ?Hist?ria e Linguagem?, tendo como prop?sito trazer para a sala de aula a ret?rica a qual possibilitou o desenvolvimento do cinema documental, oferecendo a teoria necess?ria para amparar qualquer ambi??o de trabalho cinematogr?fico do g?nero. A oficina ter? in?cio no dia 03, prolongando-se no dia 07, ?s 9h, na Casa da Cultura.

Ser?o 20h/aulas, divididas em 10 m?dulos. No primeiro, ser? tratada a origem do cinema, com uma breve introdu??o ao cinema primitivo de Thomas Edison, Lumiere, David Griffith e Meli?s. Na seq??ncia, os alunos aprender?o sobre a origem do g?nero document?rio, seguida do movimento brit?nico de document?rio, escola sovi?tica, a influ?ncia da montagem, o movimento de vanguarda dos anos 20, entre outros, finalizando com o document?rio na TV.

A outra oficina ser? a de ?Trilha Sonora no Cinema?, ministrada pelo cineasta Alfredo Werney, e acontece entre os dias 03 e 07 de dezembro, das 14h30 ?s 17h, na Casa da Cultura. O objetivo ? propiciar aos participantes uma vis?o mais substancial acerca da trilha sonora composta para o cinema, possibilitando-os conhecer os princ?pios b?sicos da m?sica programada para a imagem e, desta forma, iniciar o trabalho de composi??o para cena.

Durante os dias de curso, ser?o tratadas as diferentes fun?es da trilha em um filme, a rela??o entre a trilha e os demais elementos da linguagem cinematogr?fica: montagem, fotografia, cenografia, etc, al?m os princ?pios b?sicos para an?lise e composi??o de uma trilha sonora e discuss?o atrav?s da proje??o de filmes conceitos fundamentais da m?sica para cinema.

De acordo com a coordenadora de Cinema V?deo e Fotografia da Funda??o Cultural Monsenhor Chaves, Lia Barradas, as inscri?es para as oficinas podem ser feitas gratuitamente at? o s?bado, dia 01, na Casa da Cultura.

O XV Festival de V?deo de Teresina tem como objetivo possibilitar aos produtores de v?deo a divulga??o de suas cria?es, assim como premiar aqueles que forem considerados mais representativos em suas categorias. Ele abrange as categorias Document?rio, Experimental (v?deo-poemas, clips musicais etc.), Fic??o e Anima??o, todos com dura??o m?xima de 20 minutos.

Um dos grandes atrativos do festival ? a premia??o, feita pela Prefeitura Municipal de Teresina ? Funda??o Cultural Monsenhor Chaves. O primeiro colocado ser? contemplado com R$ 2 mil e trof?u, enquanto o segundo e terceiro lugares receber?o trof?us. Al?m disso, ser? dado um Pr?mio Est?mulo no valor de R$ 2 mil para o Melhor V?deo Piauiense.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES