FGTS:Acesso à conta inativa poderá ser realizado pela Internet

Saiba quando poderá fazer os saques das contas do FGTS.

O início dos saques das contas inativas do FGTS tem data para começar e terminar: vai de 13 de março a 31 de julho deste ano. Mais de 18 milhões de brasileiros serão beneficiados com a medida anunciada pelo governo federal.

E para conferir se possui conta inativa, o trabalhador tem alternativas, como acessar o site da Caixa Econômica Federal www.caixa.gov.br ou o do FGTS www.fgts.gov.br, baixar gratuitamente um aplicativo para celular ou tablet — disponível para iOs e Android —, ou ir à uma agência do banco.

Em todos os casos é preciso informar o número do PIS e, para quem for ao banco, documento de identificação. Pode sacar o dinheiro todo trabalhador com carteira assinada que tenha conta vinculada a um contrato de trabalho encerrado até 31 de dezembro de 2015.

A ideia era começar a liberar os recursos gradativamente em fevereiro, mas uma questão técnica, segundo informou o governo, acabou empurrando a data para o mês seguinte.

É que para permitir os saques, a Caixa Econômica Federal, que administra o fundo, precisa tomar algumas medidas, como treinar funcionários e criar um serviço telefônico para tirar dúvidas dos trabalhadores, por exemplo, e o prazo acabou ficando apertado. O calendário será divulgado na primeira semana de fevereiro, informou ontem a Caixa.

Os pagamentos devem ser feitos nos moldes do abono do PIS/Pasep, ou seja, de acordo com a data do nascimento do trabalhador. Em março, por exemplo, poderão sacar o FGTS de contas inativas as pessoas que nasceram em janeiro e fevereiro, por exemplo. E assim sucessivamente.

Fonte: O Dia/IG