Fiéis católicos lotam missas de Natal no feriado desta quarta

No Pão dos Pobres, ao lado da São Benedito, foram realizadas duas cerimônias.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em alusão ao nascimento de Jesus Cristo, conforme a fé cristã, o Natal é marcado por celebrações.  A programação em Teresina iniciou ainda na noite de terça-feira, 24, e seguiram por todo o dia desta quarta-feira, 25. Centenas de fiéis católicos participaram de missas nas paróquias e igrejas logo cedo no feriado natalino, mostrando que o teresinense é um povo bastante religioso e que segue a tradição de participar dessas celebrações. No Pão dos Pobres, ao lado da São Benedito, foram realizadas duas cerimônias. Na Igreja de Nossa Senhora do Amparo, no Centro, a missa de Natal, às 11h, é uma das mais importantes do ano para os fiéis.  

Os fiéis começaram a chegar cedo para missa da São Benedito. Frei Rubén Breno, da Fraternidade São Benedito, exaltou a humildade de Jesus como ato do amor de Deus para com a humanidade. "O  Natal relembra a memória litúrgica de nosso Senhor, e representa, para os cristãos, Jesus que se encarnou e quer fazer morada em nós, quer transformar, quer redimir o homem do pecado, do  egoísmo, dando-lhe nova vida e esperança", suscita o religioso.

"Jesus renasce e é preciso que haja uma preparação para receber a graça daquele que veio para nos salvar e a missa faz isso", conta a aposentada Antônia da Cruz, 76 anos, que reside no Dirceu e esteve presente à cerimônia na São Benedito. 

Crédito: Efrém Ribeiro

O servidor público Mauro Alves, 43 anos, reuniu a família na Igreja do Amparo. Para ele, o ritual é um ato que precede a união da família. "Para nós, que somos uma família católica, o Natal representa a encarnação do Deus vivo, que quis se fazer homem para salvar a humanidade. Falta que a sociedade atual redescubra o sentido real do Natal, primeiro porque o representante do Natal não é mais Cristo, é um homem gordo, que veste vermelho e não tem nada a ver com o nascimento de Jesus",  afirma.

A missa foi presidida pelo pároco José Pinto, que socializou aos católicos, que a "proclamação do Natal, é motivo de transformação em nossas vidas, é motivo de conversão, momento que Deus nos reconcilia e perdoa todos os nossos pecados". 

Durante as missas, os presentes cantaram e posteriormente participaram da bênção de presépios montados nos templos. "O Natal, para mim, representa a chegada do Messias - com o consentimento de Nossa Senhora, veio nos redimir e fazer a obra da salvação", avalia o estudante Lívio Soares, 23 anos.

Acostumado a sempre visitar igrejas, o radialista Francisco Alberto diz que o ritual das missas no fim de ano é um compromisso com a fé. “Sou devoto fervoroso. As missas são um momento de louvor que você pode invocar a presença de Deus em você", sustentou.

Frei Rubén faz um chamamento de que o verdadeiro espírito natalino deve ser uma prática diária. "Nosso coração nesse período fica mais aberto e manso para dar um abraço numa pessoa amiga, mas lembrando que essa prática deve ser cotidiana na vida das pessoas, não só porque a TV incentiva um jantar em família ou o comércio incentiva a troca de presentes, afinal, todos os dias nosso senhor nasce em nossos corações", finaliza. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES