Filho de “El Chapo” é solto após cartel aterrorizar cidade mexicana

Ovidio Guzman, filho de El Chapo, foi detido em uma casa por uma patrulha, mas ele ficou em liberdade depois que criminosos libertaram presos, queimaram carros e atiraram contra policiais na cidade.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Homens fortemente armados cercaram as forças de segurança, soltaram ao menos 20 presos e aterrorizaram a população da cidade de Culiacán, no México, na quinta-feira (17), até que o governo concordasse em soltar Ovidio Guzman, um dos filhos do traficante Joaquín "El Chapo" Guzmán. As informações são do G1.

O presidente Andrés Manuel López Obrador afirmou que concordou com a soltura. "Decidiu-se proteger a vida das pessoas, e eu estive de acordo com isso. Não se trata de massacres; a captura de um delinquente não pode valer mais do que a vida das pessoas", disse ele durante uma entrevista.

Policiais que faziam uma patrulha entraram em uma casa na cidade onde havia quatro homens, incluindo o filho de "El Chapo" –o próprio Ovidio é acusado de traficar drogas para os Estados Unidos. Outros atiradores chegaram e cercaram ao local, e os policiais ficaram em minoria.

Jesus Bustamante/Reuters

“A decisão tomada foi sair da casa sem Guzman, e tentar evitar mais violência na área, preservar a vida do nosso pessoal”, diz Durazo.

Enquanto a polícia estava na casa com o filho de El Chapo, criminosos atacaram membros das forças de segurança na cidade de Culiacán. Eles atiraram contra viaturas, soltaram presos, incendiaram veículos e ao menos um posto de gasolina.

A reação à captura de Ovidio foi considerada uma ação violenta até para os parâmetros da disputa entre polícia e traficantes no México.

Nem mesmo quando El Chapo foi preso houve ataque como o desta semana. Os moradores de Cualiacán se protegeram em shopping centers e supermercados enquanto havia trocas de tiros na cidade. Nuvens de fumaça eram vistas no horizonte.

AP

"El Chapo" e seu filho pertencem ao cartel de Sinaloa, considerado o maior do mundo. A presença do narcotraficante na região o fez ser reconhecido como um Robin Hood por alguns moradores do estado, mas o criminoso era considerado impiedoso com rivais.

Mesmo com a queda de Chapo, o cartel de Sinaloa tinha, no ano passado, a maior distribuição nos Estados Unidos, de acordo com o órgão de repressão às drogas americano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES