Filhotes de onça suçuarana são rejeitados pela mãe e morrem em Teresina

Os animais eram filhos de uma suçuarana que cruzou com o irmão.

filhote | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dois filhotes de suçuarana nascidos recentemente no Parque Zoobotânico de Teresina, morreram no Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí (HVU).

Nascidos com um tipo de malformação congênita, eles foram rejeitados pela mãe e estavam sendo mantidos vivos pelos veterinários. Os animais eram filhos de uma suçuarana que cruzou com o irmão.

Filhote de onça Suçuarana (Foto: reprodução)

A Rede Ambiental do Piauí (Reapi) comunicou o falecimento dos bebês onça e responsabilizou a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semar).

"É estarrecedor o descaso da Semar com os animais que estão sob sua responsabilidade no Parque Zoobotânico de Teresina. Uma oncinha suçuarana que nasceu no último dia 21 de setembro, morreu no Hospital Veterinário da UFPI (HVU). Antes, já tinha morrido sua irmãzinha", informou nas redes sociais.

A Reapi ainda frisou que os animais sofriam de malformação congênita, mas que as mortes poderiam ter sido evitadas caso a Semar tivesse proporcionado mais conforto aos felinos. Além disso, a rede também informou que os estagiários do Zoobotânico arcaram com as despesas de leite, mamadeiras e medicamentos durante os cuidados com os recém-nascidos.

Em nota, a Semar confirmou o falecimento dos dois filhotes de onça suçuarana e garantiu que foram tomadas todas as providências, junto ao Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí (HUV), na tentativa de salvar a vida dos bichos.

Segundo a nota, "a causa foi [malformação] congênita e também por terem sido rejeitados pela felina, tornando a sobrevida deles ainda mais frágil". A SEMAR esclareceu ainda que todos os animais do Zoológico são alimentados e medicados de forma adequada durante todo o ano, mesmo no período da pandemia.

 Segundo maior felino nativo das Américas

Suçuarana ou onça-parda adulta (Foto: reprodução)

A suçuarana, também chamada de onça-parda, puma e leão-das-montanhas, é o segundo maior felino nativo das Américas ficando atrás apenas da onça-pintada, e o que tem a maior escala de distribuição do que qualquer outro mamífero selvagem no hemisfério ocidental. 

Pertencente ao grupo dos Felídeos e como a maioria dos indivíduos deste grupo, são animais solitários, carnívoros e territorialistas. Seu nome científico anteriormente era Felis concolor, atualmente renomeado para Puma concolor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES