Filme sobre Niede Guidon estreia amanhã em São Paulo

O longa coloca o espectador dentro da história de Niede

Filme "Niede" | andre pessoa
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A mulher que  colocou o Piauí no mapa-múndi da arqueologia,  Niede Guidon, ganha as telas do cinema.  O longa “Niede” estreia nesta quinta-feira (5) no festival É Tudo  Verdade, no Instituto Moreira Sales,  em São Paulo.  O evento é o principal festival de documentários da América Latina e é um classificatório para a primeira etapa do Oscar. O vencedor da mostra será indicado pela Academia Brasileira de Cinema para a Academia Americana que produz a premiação da estatueta de ouro.  Sete filmes estão concorrendo.

Após apresentação no Festival, que também haverá exibição no Rio de Janeiro, o longa segue uma carreira de festivais em que está inscrito e será exibido na Serra da Capivara nos dias 5 e 6 de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e os 40 anos do Parque. Em São Raimundo Nonato a sessão acontece  no dia  7 de junho.  

fotos: andré Pessoa 

A produção comandada por Tiago Tambelli, com produção executiva de André Pessoa, Barbara Neponuceno, Inês Figueiró, Talyta Magno, Fátima Guimarães e  Fernanda Lomba, teve financiamento do Governo do Estado através da Agência Nacional de Cinema ( Ancine)  por meio da  Lei de incentivo ao Audiovisual  e foi executada pelas produtoras Lente Viva Filmes de São Paulo e B & T Audiovisual de Teresina, em um verdadeiro intercâmbio cultural. Foram dois anos de pesquisa, produção e filmagens.

Tiago Tambelli coloca o espectador dentro da história de Niede.  Antes da arqueóloga  desbravar a caatinga do Piauí, a ciência apontava a chegada do homem ao continente americano  através do estreito de Bering ( corredor gelado entre a Sibéria e o Alasca), há 15 mil anos. No entanto, as descobertas de Guidon apontam que o Piauí era habitado há 50 mil anos, o que muda todas as hipóteses de ocupação da América.

Os achados ganharam prestigio no mundo e transformaram o sertão do Piauí. Aos 86 anos, 40 deles dedicados às pesquisas no Piauí, Niéde enfrentou as teorias científicas, o coronelismo e o patriarcado com pulso firme e, num sublime contraste, com muita leveza. “O filme mostra uma Niéde forte, astuciosa e perspicaz, mas também uma mulher doce e carinhosa. Ela tem  uma visão muito particular da vida, construiu muitas  amizades e uma relação incrível com a comunidade.  É uma mulher visionária , genuína e bastante ética. Foi assim que ela conseguiu construir  todo um legado na região da Capivara”, destaca Tiago Tambelli.

Serviço

Festival Internacional É Tudo Verdade 2019

Dia 04 abril – Sessões gratuitas às 18h e 21h na sala de cinema do Instituto Moreira Salles, na Avenida Paulista, em São Paulo.

Dia 09 abril – Sessão gratuita às 14h30 na sala de cinema do SESC 24 de maio, em São Paulo.

Dia 12 abril – Sessão gratuita às 18h na Estação NET Botafogo 1, no Rio de Janeiro.

Dia 13 abril – Sessão gratuita às 16h30 na Estação NET Botafogo 3, no Rio de Janeiro.

Exibição no Piauí

5 e 6 de junho- Sessão na Serra da Capivara

7 de junho- Sessão em São Raimundo Nonato



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES