mais

Filmes de escolas municipais de Teresina concorrem a prêmio de stop-motion

Projeto Caminho das Águas une conscientização ambiental e produção audiovisual para a educação de crianças da rede pública.

O projeto Caminho Das Águas retrata a jornada de aprendizado e conscientização sobre a importância da vida sustentável no planeta. O curta de animação acompanha a curiosidade de dois amigos, o Macaco e a Capivara, para pesquisar sobre o ciclo da água, com uma abordagem educativa sobre o uso responsável deste bem tão precioso e a preservação do meio ambiente. Dentro desta perspectiva de unir animação à conscientização ambiental, a Aegea, que representa a Águas de Teresina, e o Ministério do Turismo lançaram um concurso nacional de stop motion. A novidade é que três filmes produzidos por alunos e professores da rede municipal de Teresina estão concorrendo.  

Concorrem os curtas "Seus Rios, seus Cantos, seus Encantos" e "Água Viva",  ambos produzidos pela Escola Municipal Marcílio Flávio Rangel de Farias, além de "O Bebedouro de Pascal", da Escola Municipal Eurípedes de Aguiar. O curta de stop-motion, estrelado por Macaco e Capivara, ensina didaticamente o ciclo de tratamento das águas e também estimula os estudantes a criar ações de preservação dos recursos naturais, incentivando também a produção audiovisual. 

O Caminho das Águas. Crédito: divulgação.O Caminho das Águas. Crédito: divulgação.

O concurso é realizado após as oficinas de stop-motion. Os filmes devem ser feitos por alunos sob tutoria de um professor, que auxilia a produção do projeto. A votação para escolher as melhores produções do Brasil é feita pelo site, e os teresinenses podem votar nos projetos da Rede Municipal no site wwww.ocaminhodasaguas.com para dar suporte aos alunos locais.

A votação vai até o dia 16 de junho, com divulgação do resultado no dia 18. Conforme previsto no regulamento do projeto, o filme mais votado de cada Estado pelo site será premiado com um tablet para o professor, um projetor para a escola e uma experiência cultural para os alunos. Os prêmios serão enviados pelos correios, e a experiência cultural custeada pela Secretaria Especial da Cultura.

O projeto também disponibiliza gratuitamente para professores e escolas conteúdo complementar criado de acordo com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).  CAMINHO DAS ÁGUAS é um projeto da zureta filmes, com o patrocínio da AEGEA Saneamento por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo, do Governo Federal.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail