Filósofo José Arthur Giannotti morre em São Paulo aos 91 anos

A morte foi confirmada pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), que publicou um comunicado oficial lamentando a morte do filósofo.

Professor José Arthur Giannotti | Reprodução/Cebrap/Youtube
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O filósofo José Arthur Giannotti, de 91 anos, morreu na manhã desta terça-feira (27), aos 91 anos, em São Paulo. A causa da morte não foi divulgada.

Professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), Giannotti era um dos maiores nomes da filosofia brasileira e se dedicou ao estudo de autores como Karl Marx, Martin Heidegger e Ludwig Wittgenstein.

Giannotti se dedicou ao estudo de autores como Karl Marx, Martin Heidegger e Ludwig Wittgenstein. (Foto: Reprodução/Cebrap/Youtube)

A morte foi confirmada pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), que publicou um comunicado oficial lamentando a morte do filósofo.

“É com imensa tristeza que o Cebrap recebe a notícia do falecimento de um de seus fundadores, o prof. José Arthur Giannotti. Aos familiares e amigos que tiveram o privilégio de conviver com Giannotti, um dos maiores intelectuais brasileiros, nossas sinceras condolências”, afirmou.

Entre os livros publicados por Giannotti estão "Origens da dialética do trabalho: estudo sobre a lógica do jovem Marx", tese de livre-docência defendida em 1966 e publicada em 1985; e "Trabalho e reflexão: ensaios para uma dialética da sociabilidade", de 1983.

Professor José Arthur Giannotti, em foto de 2014. (Foto: Marcos Santos / USP Imagens)

No ano passado, aos 90 anos, lançou "Heidegger/Wittgenstein: confrontos". Em entrevista a ÉPOCA, disse que se tratava de seu "melhor livro". Com quase 500 páginas, a publicação esmiúça o pensamento do alemão Martin Heidegger (1889-1976) e do austríaco Ludwig Wittgenstein (1889-1951).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES