Fim de um reinado: Rainha Elizabeth II é sepultada no castelo de Windsor

Foram onze dias de velório, cerca de 400 mil visitas do público e mais de cem chefes de Estado e membros da realeza de todo o mundo para homenagear.

Fim de um reinado: Rainha Elizabeth II é sepultada no castelo de Windsor | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Rainha Elizabeth II é sepultada no castelo de Windsor, no Reino Unido. O enterro de Elizabeth II aconteceu em cerimônia privada na Capela de São Jorge, onde já estão os corpos de seu pai, o rei George VI, de sua mãe Elizabeth e as cinzas de sua irmã Margaret. O caixão de seu marido, o príncipe Philip, também será levado ao local.

A rainha foi enterrada após uma cerimônia privada, com a presença do rei, seus filhos, noras, netos, antigos e atuais membros da família da rainha, governadores gerais e primeiros-ministros do Reino Unido e da Commonwealth, em Windsor. Uma declaração em seu site diz que ela foi enterrada "junto com o Duque de Edimburgo, na Capela Memorial do Rei George VI".

Foram doze dias de velório, cerca de 400 mil visitas do público e mais de cem chefes de Estado e membros da realeza de todo o mundo para homenagear a rainha Elizabeth II. O  caixão foi colocado em um carro para fazer o resto do trajeto, de mais de 30km e com duração prevista de 2 horas, chegando ao Castelo de Windsor por volta de 15h (11h em Brasília). O corpo da monarca foi finalmente sepultado.

Rainha Elizabeth II é sepultada no castelo de Windsor (Foto: Sarah Meyssonnier)FIM DE UM REINADO

Nos momentos finais do cortejo para o funeral, o joalheiro da coroa removeu a coroa do Estado imperial, o orbe e o cetro da rainha, que estavam apoiados em cima do caixão, e os pôs no altar. O gesto é um símbolo da passagem do trono para o novo rei, Charles III.

Leia Mais

O hino nacional britânico foi executado durante a cerimônia já com a alteração da letra, agora Deus Salve o Rei. Charles 3º, foi visto chorando durante esse momento. O rei pôs a bandeira da Companhia da Rainha, referente à guarda da monarca, em cima do caixão, após recebê-la do coronel responsável. Em seguida, o Lord Chamberlain, principal funcionário da Coroa, quebrou sua varinha, que significa o fim de um reinado.

O joalheiro da coroa removeu a coroa do Estado imperial, o orbe e o cetro da rainha (Foto: Emilio Morenatti)MORTE

Elizabeth 2ª faleceu em 8 de setembro aos 96 anos, quando estava em sua residência escocesa de Balmoral. O estado de saúde da rainha era delicado há um ano, mas o falecimento da monarca, com uma presença que parecia eterna, provocou grande comoção no país e no mundo. O príncipe Charles Philip Arthur George, assumiu aos 73 anos o trono britânico. O primogênito ocupa o cargo após o reinado mais longo da história do Reino Unido.  

CORTEJO E HOMENAGENS

Antes do funeral, o público teve a oportunidade de visitar o Westminster Hall para prestar suas últimas homenagens à monarca. Milhares de pessoas em luto se reuniram para observar as procissões na Escócia. Em Londres, um grande número de súditos deixou flores e mensagens nos jardins dos parques reais. 

Do presidente americano Joe Biden ao brasileiro Jair Bolsonaro, passando pelo rei da Espanha, Felipe VI, e o imperador japonês Naruhito, quase 500 líderes e monarcas foram convidados para a cerimônia, que representa o maior "desafio" de segurança para o Reino Unido.

Cortejo levou o corpo de Elizabeth 2ª até a Abadia de Westminster, onde ocorre funeral (Foto: EPA)FUNERAL

O funeral começou às 7h, no horário de Brasília, e reúne cerca de 2.000 convidados; entre eles, líderes e diplomatas de quase todos os países.  Multidões de britânicos saíram às ruas para enfim se despedir da rainha Elizabeth 2ª , soberana mais duradoura da história do Reino Unido.

Filha do príncipe William com Kate Middleton, a princesa Charlotte, de apenas 7 anos, ficou emocionada e chorou ao ver um dos rituais de despedida para a rainha Elizabeth II, que era a sua bisavó. No momento da despedida, a jovem princesa caiu no choro e foi consolada por sua mãe, Kate Middleton. 

Príncipe William, Kate Middelton, Príncipe Harry e Meghan Markle se emocionam (Foto: Grosby Group)Quem também se emocionou foi Meghan, a duquesa de Sussex. A mulher do príncipe Harry, cuja relação com a família real é conturbada, foi vista enxugando lágrimas em diferentes momentos do dia. Apesar dos atritos com a princesa Kate, o príncipe William e o rei Charles, a ex-atriz americana sempre fez elogios à Elizabeth II.

RAINHA ELIZABETH II

Rainha Elizabeth II (1926) foi a rainha da Inglaterra desde os 25 anos. Foi a monarca britânica a permanecer por mais tempo no trono. No dia 6 de fevereiro de 2022, completou 70 anos de reinado e comemorou o Jubileu de Platina. Elizabeth Alexandra Mary Windsor nasceu em Mayfair, Londres, no dia 21 de abril de 1926. Foi a primeira filha de Albert Frederick Arthur George e de Elizabeth Bowes-Lyon, Duque e Duquesa de York, posteriormente, Rei George VI e Rainha Elizabeth (A Rainha Mãe). 

Em 1936 com a morte de seu avô, ascende ao trono seu tio Rei Edward VIII, que abdicou antes de um ano, para se casar com uma norte-americana divorciada, levando ao trono o Rei George VI, que assumiu o trono em 11 de dezembro de 1936.

Com 10 anos, Elizabeth torna-se a primeira na linha sucessória ao trono. A partir de 1951, enquanto o rei esteve doente, a princesa Elizabeth já o representava em diversos compromissos oficiais.

Em 20 de novembro de 1947, Elizabeth casa-se com Philip Mountbatten, seu primo distante, filho do príncipe Andrew da Grécia, que ela conheceu quando estava com 13 anos. Depois de casados passaram a residir em Clarence House, em Londres. O casal teve 4 filhos, Charles (1948), Anne (1950), Andrew (1960) e Edward (1964). Depois de casados passaram a residir em Clarence House, em Londres. O casal teve 4 filhos, Charles (1948), Anne (1950), Andrew (1960) e Edward (1964). 

Elizabeth Alexandra Mary Windsor  (Foto: Reprodução)Em 8 de setembro de 2022, a rainha Elizabeth II morre aos 96 anos no palácio de Balmoral, na Escócia, em uma residência de férias. Na data da morte, o comunicado feito através das redes sociais do Palácio de Buckingham diz: "A rainha morreu em paz, nesta tarde (8/9), no Palácio de Balmoral. O rei e a rainha consorte vão permanecer em Balmoral e retornam a Londres amanhã”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES