Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Firmino diz que se cenário continuar trabalhará para decretar lockdown

Prefeito de Teresina comentou sobre o fechamento total da cidade e o controle de quem entra ou sai.

Compartilhe

Em sua conta oficial no Twitter, o prefeito de Teresina, Firmino Filho, informou nesta quarta-feira, 06 de maio, sobre a possibilidade do 'lockdown' na capital, se o desrespeito às orientações da saúde persistirem. Segundo Firmino, se o atual cenário continuar, irá trabalhar para que isso aconteça. Teresina já registrou seu pior índice de isolamento social desde o início da quarentena, nesta terça-feira (05): 38,9%.

"Sobre o possível lockdown, que é o fechamento total da cidade e o controle de quem entra ou sai. Por Lei, o município não pode decidir. Isso é papel do Estado ou da Justiça, mas se o cenário continuar como estamos vendo, vamos trabalhar para que isso aconteça", disse.


Em outra publicação, ainda nesta quarta (06), Firmino Filho falou sobre a responsabilidade individual e o quanto ela impacta no coletivo. "Toda vez que alguém sai do isolamento, maior a chance de contágio, maior a chance de mortes. A responsabilidade também é sua! E isso você não pode transferir para ninguém", escreveu. 

Pior índice de isolamento

A capital piauiense está tendo a pior semana desde o início do isolamento social. Nos últimos sete dias, todos os índices registrados ficaram abaixo de 58%. Antes da terça-feira, os dias 30 de abril e 4 de maio haviam sido os piores, com taxas de 42,4% e 41,2%, respectivamente.

Os dados mostram também que, comparando a semana atual com a anterior, a diferença é significativa: nesta segunda-feira o percentual foi de 41,2%, marcando nove pontos a menos que na segunda anterior, que registrou 50,6%; e esta terça-feira, com 38,9%, ficou doze pontos atrás da terça passada, que contou com índice de 51,5%.

Ainda na terça-feira (05), o prefeito Firmino Filho apresentou os resultados da terceira etapa da pesquisa de investigação sorológica realizada pela Prefeitura de Teresina em parceria com o Instituto Opinar. A sondagem mostrou que a média de crescimento do número de infectados pelo coronavírus na capital é de 60% a cada semana e que a cidade já apresenta mais de 12 mil pessoas com a Covid-19.

 Lockdowns em outros Estados

Mais de um mês depois de grande parte do país adotar medidas de isolamento social, alguns locais agora começam a dar um passo além e decretar os chamados lockdowns, com regras ainda mais restritivas. O município de São Luís, no Maranhão, começou seu lockdown nesta terça; enquanto Fortaleza, no Ceará, vai implantar a medida a partir da próxima sexta (8). 

Em um boletim epidemiológico publicado no dia 6 de abril, o Ministério da Saúde definiu o lockdown como o “nível mais alto de segurança e que pode ser necessário em situação de grave ameaça ao sistema de saúde”. Durante este bloqueio total, todas as entradas e saídas da região, as fronteiras, são restringidas por agentes de segurança e somente trabalhadores essenciais têm a permissão de entrar ou sair da área isolada.

De caráter emergencial, a medida é eficaz para a redução da curva de casos e, assim, dar mais tempo para a reorganização do sistema de saúde.




Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar