Firmino diz que se cenário continuar trabalhará para decretar lockdown

Prefeito de Teresina comentou sobre o fechamento total da cidade e o controle de quem entra ou sai.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em sua conta oficial no Twitter, o prefeito de Teresina, Firmino Filho, informou nesta quarta-feira, 06 de maio, sobre a possibilidade do 'lockdown' na capital, se o desrespeito às orientações da saúde persistirem. Segundo Firmino, se o atual cenário continuar, irá trabalhar para que isso aconteça. Teresina já registrou seu pior índice de isolamento social desde o início da quarentena, nesta terça-feira (05): 38,9%.

"Sobre o possível lockdown, que é o fechamento total da cidade e o controle de quem entra ou sai. Por Lei, o município não pode decidir. Isso é papel do Estado ou da Justiça, mas se o cenário continuar como estamos vendo, vamos trabalhar para que isso aconteça", disse.

Em outra publicação, ainda nesta quarta (06), Firmino Filho falou sobre a responsabilidade individual e o quanto ela impacta no coletivo. "Toda vez que alguém sai do isolamento, maior a chance de contágio, maior a chance de mortes. A responsabilidade também é sua! E isso você não pode transferir para ninguém", escreveu. 

Pior índice de isolamento

A capital piauiense está tendo a pior semana desde o início do isolamento social. Nos últimos sete dias, todos os índices registrados ficaram abaixo de 58%. Antes da terça-feira, os dias 30 de abril e 4 de maio haviam sido os piores, com taxas de 42,4% e 41,2%, respectivamente.

Os dados mostram também que, comparando a semana atual com a anterior, a diferença é significativa: nesta segunda-feira o percentual foi de 41,2%, marcando nove pontos a menos que na segunda anterior, que registrou 50,6%; e esta terça-feira, com 38,9%, ficou doze pontos atrás da terça passada, que contou com índice de 51,5%.

Ainda na terça-feira (05), o prefeito Firmino Filho apresentou os resultados da terceira etapa da pesquisa de investigação sorológica realizada pela Prefeitura de Teresina em parceria com o Instituto Opinar. A sondagem mostrou que a média de crescimento do número de infectados pelo coronavírus na capital é de 60% a cada semana e que a cidade já apresenta mais de 12 mil pessoas com a Covid-19.

 Lockdowns em outros Estados

Mais de um mês depois de grande parte do país adotar medidas de isolamento social, alguns locais agora começam a dar um passo além e decretar os chamados lockdowns, com regras ainda mais restritivas. O município de São Luís, no Maranhão, começou seu lockdown nesta terça; enquanto Fortaleza, no Ceará, vai implantar a medida a partir da próxima sexta (8). 

Em um boletim epidemiológico publicado no dia 6 de abril, o Ministério da Saúde definiu o lockdown como o “nível mais alto de segurança e que pode ser necessário em situação de grave ameaça ao sistema de saúde”. Durante este bloqueio total, todas as entradas e saídas da região, as fronteiras, são restringidas por agentes de segurança e somente trabalhadores essenciais têm a permissão de entrar ou sair da área isolada.

De caráter emergencial, a medida é eficaz para a redução da curva de casos e, assim, dar mais tempo para a reorganização do sistema de saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES