Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Firmino Filho assina decreto para criação de Conselho para Políticas sobre Drogas

"O conselho já existe há algum tempo, mas o decreto é para legitimar, para que ele possa cobrar ações nesse sentido", disse secretário de juventude

Firmino Filho assina decreto para criação de Conselho para Políticas sobre Drogas
Allan Cronemberg, secretário executivo da Secretaria Municipal da Juventude (Semjuv) | Andrê Nascimento
Compartilhe

De acordo com o secretário executivo da Secretaria Municipal da Juventude (Semjuv), Allan Cronemberg, o prefeito Firmino Filho assinou o decreto que oficializa a criação do Conselho para Políticas sobre Drogas em Teresina. "O conselho já existe há algum tempo, mas o decreto é para legitimar, para que ele possa cobrar ações nesse sentido", disse.

No Piauí, problemas de jovens envolvidos com drogas tem crescido cada vez mais. Antigo coordenador da ONG Grupo de Apoio à Vida (GAV), Miranda Neto, em entrevista ao meionorte.com informou que, de cada 10 ocorrências policiais no estado, 7 delas envolvem menores e o tráfico e uso de drogas. "O Piauí é a quarta capital do Brasil em crescimento do uso de drogas", disse ele. Na última semana, Felipe, de 14 anos, foi morto com um tiro nas costas, por conta de envolvimento com drogas, na região do Dirceu.



Segundo a secretária executiva da Câmara e Enfrentamento ao Crack, Zita Vilar, até junho, quatro centros de acolhimento de pessoas com problemas com drogas, uma delas para prevenção.Ela contou que a secretaria, com ajuda da igreja católica, já faz um trabalho de ajuda aos usuários moradores de rua, enquanto esperam que os centros estejam prontos. Zita falou também que a secretaria planeja dividir o Piauí em regiões, para mobilizar municípios a começar o trabalho preventivo. "Queremos ocupar as praças, com esportes e lazer", disse. O foco da secretaria, ela afirma, é a prevenção ao envolvimento com as drogas. "Mas é um trabalho que ninguém vê, não dá resultados imediatos", afirmou Zita Vilar.

A Semjuv faz agora um diagnóstico das organizações da juventude que existem em Teresina. Segundo Allan Cronemberg, são mais de 300 em toda a capital. Após o diagnóstico e um recadastramento dessas associações, a secretaria planeja fazer um seminário, para ouvir e falar de propostas. "Esse trabalho já deve estar pronto ainda esse semestre", disse. Uma das propostas da secretaria é uma união com a Semel (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer), para criação de Praças da Juventude, tirando os jovens das ruas.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar