Firmino Filho colocou Teresina no topo de rankings nacionais

Em 2020, seu último ano de mandato, a capital do Piauí foi destaque em diferentes rankings nacionais

Firmino Filho | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-prefeito Firmino Filho deixou, em seus quatro mandatos à frente da Prefeitura de Teresina, um legado de obras espalhadas e investimentos por toda a cidade. Em 2020, seu último ano de mandato, a capital do Piauí foi destaque em diferentes rankings nacionais que classificam as cidades do país que mais investem em áreas estratégicas, como saúde, educação, lazer e infraestrutura.

Firmino entregou 10 novas UBSs nos anos de 2019 e 2020 (Foto: Ascom/PMT)

Levantamento feito pelo Conselho Federal de Medicina (CRM), e divulgado no ano passado, colocou Teresina como a capital brasileira que mais gastou nessa área. Como resultado, há anos, a cidade é considerada polo de saúde, referência para o meio norte do Brasil, atendendo ao Piauí e também parte do Maranhão e Pará. Só nos seus dois últimos anos de mandato à frente da Prefeitura da capital, 2019 e 2020, Firmino entregou à população 10 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Em 2020, Firmino inaugurou a UBS Lindalma Carvalho, em homenagem à sua mãe (Foto: Ascom/PMT)

“A Prefeitura de Teresina realiza agora a maior onda de investimentos de toda a sua história. Não estamos entre as capitais mais ricas, mas priorizamos investimentos em áreas importantes para a cidade e para a população. Isso tem se refletido neste destaque nacional que temos ganhado em alguns rankings importantes do país”, comemorou, na época, Firmino Filho.

Durante a condução das medidas de combate à pandemia do novo coronavírus, esses investimentos tiveram resultados importantes, ao contrário de outras cidades do Norte e Nordeste, Teresina, mesmo no pico da doença, conseguiu evitar a superlotação no serviço público de saúde, atendendo toda a população, durante o ano de 2020.

Na área da assistência social, dados divulgados, em setembro do ano passado, pelo Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), também colocaram Teresina em destaque: a rede socioassistencial da capital alcançou o quarto lugar no ranking nacional definido pelo IDCRAS, indicador de qualidade dos serviços oferecidos pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). O índice, referente ao ano de 2019, alcançou a marca de 4,02 em uma nota máxima de 5.

Teresina também é uma cidade competitiva e obteve o quinto melhor desempenho entre as cidades do Nordeste no Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado em novembro de 2020. A competitividade no contexto da gestão pública diz respeito à capacidade de planejamento, articulação, e execução por parte do poder público na promoção do bem-estar social da sua população, tanto no atendimento das suas necessidades como na promoção de um ambiente econômico favorável.

A educação de Teresina é a melhor do Brasil

Os investimentos na área da educação foram significativos, durante os quatro mandatos de Firmino. Como resultado, Teresina tem a melhor educação dentre todas as capitais do país. Os resultados do IDEB de 2019 mostram que a capital piauiense alcançou a nota de 7,4 nos Anos Iniciais e 6,3 nos Anos Finais, ultrapassando metas nacionais.

O indicador que revela a qualidade do ensino público no país é divulgado a cada dois anos, e desde 2015 a capital piauiense vem se destacando e ganhando projeção nacional. Em 2017 chegou ao primeiro lugar no ranking das capitais, deixando para trás grandes redes municipais, como São Paulo e Curitiba.

Firmino colocou a educação de Teresina no topo (Foto: Ascom/PMT)

No final do ano passado, Firmino Filho entregou mais uma escola de tempo integral à população de Teresina, fechando sua atuação à frente da gestão da capital com 32 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) funcionando em tempo integral.

Além disso, nos seus últimos quatro anos de gestão, ele entregou quatro novas escolas e 20 novas CMEIs, neste último caso foram 6.603 novas vagas na educação infantil.

O prefeito amigo da criança

A capital também tem um olhar voltado para as crianças, como resultado, no seu último ano de mandato, o prefeito Firmino Filho recebeu pela quarta vez o Prêmio de Prefeito Amigo da Criança, concedido pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente.

Ascom/PMT

O prêmio é concedido a gestores públicos e suas equipes que planejam e executam ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Teresina é um dos municípios que participou de todas as edições do programa e o prefeito Firmino Filho foi premiado em todos os seus mandatos.

Ascom/PMT

Teresina, uma cidade para as pessoas

Nos últimos oito anos de mandato, Firmino Filho investiu em obras que focavam na qualidade de vida dos habitantes. Neste período, Teresina ganhou quatro novos parques ambientais. Dentre esses novos espaços estão o Parque da Cidadania, Parque Ambiental Matias Matos, Parque Ambiental da Macaúba e Parque Lagoas do Norte.

Estes são equipamentos públicos que têm proporcionado aos moradores  mais contato com a natureza, gerando benefícios sociais, psicológicos e físicos.

Firmino inaugurou Parque Ambiental da Macaúba em 2019 (Foto:  Ascom/PMT)

Os parques, junto com outras obras, fazem parte do desejo do prefeito de fazer uma cidade para as pessoas, com mais ambientes inclusivos, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que trazem um plano de metas e ações para a construção de cidades sustentáveis para as pessoas.

Firmino investiu em espaços de lazer

Em 2018, Teresina foi eleita a segunda capital do Brasil que mais oferece acesso a espaços de lazer que favorecem a prática de atividades físicas, de acordo com a primeira edição do Ranking das Capitais Brasileiras Amigas da Atividade Física.

Firmino inaugura academia popular na zona rural de Teresina (Foto: Ascom/PMT)

A Prefeitura de Teresina investiu nas Academias Populares, utilizando as praças da cidade para instalação de equipamentos de musculação e ginástica, o que contribui para que a cidade se destacasse neste quesito. E não foi apenas a parte urbana da cidade que recebeu esse tipo de investimento. Nos últimos quatro anos de mandato de Firmino Filho, a gestão investiu mais de R$ 774 mil em obras de academias populares na zona rural da capital. Esse valor foi aplicado na construção de 17 equipamentos deste tipo, em diferentes comunidades rurais.

Nos últimos anos, a prática de esporte e lazer ganhou mais um reforço, os parques e complexos esportivos inaugurados em diferentes regiões da cidade, como o Parque Matias Matos, no Mocambinho, o Complexo Esportivo Parentão, no Lourival Parente, e o Parque da Cidadania, no Centro da cidade.

 Investimentos em obras de infraestrutura

Firmino também priorizou investimento em obras de infraestrutura e mobilidade urbana por toda a cidade, como importantes avenidas e pontes. Algumas delas ficaram concluídas, outras foram iniciadas em seu último mandato.

Uma delas foi a Ponte Anselmo Dias, inaugurada em 2016, uma das maiores obras de mobilidade urbana da capital, ligando as zonas Sudeste, Leste e Sul. A Prefeitura investiu aproximadamente R$ 73 milhões. Inaugurada em 2018, a Avenida Padre Humberto Pietrogrande tem quase dois quilômetros de extensão e integra o complexo da ponte Anselmo Dias.

Além destas, ha ainda as obras que foram iniciadas, como a Ponte João Claudino Fernandes, a Ponte da UFPI, que vai ligar o bairro Água Mineral, na altura do balão da Coca-Cola, à Universidade Federal do Piauí (UFPI).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES