Fiscais flagram homem descartando lixo de reforma em praça na z.Sul de THE

O munícipe fez uma reforma em seu apartamento, atravessou a rua e despejou o lixo na praça no Conjunto Torquato Neto

Lixo | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Fiscais do Programa Lixo Zero, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), flagraram mais um descarte irregular de lixo. Desta vez, o caso aconteceu no Conjunto Torquato Neto, zona Sul de Teresina. O munícipe fez uma reforma em seu apartamento, atravessou a rua e despejou o lixo na praça.

“Como todos nós sabemos, jogar lixo em locais públicos gera multa de R$ 407 a R$ 4.070. O munícipe já foi notificado e deverá dar a correta destinação dos resíduos dentro de 48 horas. Do contrário, terá que pagar a multa”, explica o Coordenador de Limpeza Pública da SEMDUH, Fabrício Amaral.

Homem foi flagrado recolhendo lixo de obra e jogando em praça pública - Foto: Divulgação

O descarte correto de materiais de construção é feito nos PRRs – Pontos de Recolhimento de Resíduos, até o limite de uma carroceria por pessoa. Acima desse valor, o gerador do resíduo deve buscar os aterros específicos para esse tipo de material.

Atualmente, Teresina tem duas opções de aterros desse tipo, de propriedade da Associação das Empresas de Transporte e Reciclagem (AEMTRETHE). Um deles está localizado na Avenida Deputado Milton Brandão, no Bairro Catarina, zona sul, e outro está localizado na Avenida Doutor Josué de Moura Santos, na zona rural Norte.

Homem despejou lixo de reforma em praça do Conjunto Torquato Neto

“Os grandes geradores desse tipo de resíduos geralmente contratam empresas de caçambas tira-entulho para fazer o correto descarte de material de construção, mas independente disso, eles têm responsabilidade sobre esse encaminhamento. É preciso contratar empresas cadastradas pela Prefeitura e se certificar de que elas agirão com regularidade, exigindo o recibo da taxa do aterro”, alerta o coordenador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES