Flávio Dino edita decreto com regras para retomada do comércio no MA

De acordo com decreto, lojas começam a funciononar em sua maioria a partir do dia 1º de junho; bares, restaurantes e lanchonetes ainda não podem atender normalmente.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em novo decreto editado nesta quarta-feira (20), o governador Flávio Dino (PCdoB) determinou que a reabertura do comércio inicia em 1º de junho, com avaliações da situação sanitária toda semana para dar sequência ao plano de retomada da economia ou interrompê-lo. As informações são do G1.

O decreto Nº35.831 diz que a ideia é liberar o funcionamento do comércio, mas alternando no primeiro momento os horários entre os estabelecimentos para diminuir o fluxo de passageiros no transporte coletivo.

"A retomada das atividades deve ser gradual, isto é, por setor econômico, iniciando no dia 1° de junho de 2020 e estendendo-se por até 45 (quarenta e cinco) dias. Os estabelecimentos devem funcionar com horários alternados para diminuir a concentração do fluxo no transporte coletivo", diz trecho do decreto.

No entanto, em pronunciamento nesta quarta-feira, o governador disse que já na segunda-feira (25) os estabelecimentos menores como comércios familiares em todo o estado poderão funcionar.

"Nós teremos manutenção das regras vigentes até o próximo domingo (24). A partir do dia 25 de maio, nós vamos iniciar um processo gradual, com segurança, com a observância de normas sanitárias, de liberação das atividades econômicas. Esse processo iniciará a partir da próxima segunda-feira pelas empresas exclusivamente familiares, ou seja, estabelecimentos que trabalham somente o proprietário e pessoas do seu grupo familiar. Pequenas empresas que estejam situadas em qualquer cidade do Maranhão, menos no caso de shoppings", disse o governador.

A limpeza do ambiente de trabalho duas vezes por turno, atenção maior na higienização, ocupação de elevadores e banheiros e também orientação nos refeitórios são determinações às empresas que constam no decreto para evitar muitos funcionários no mesmo local simultaneamente.

Lanchonetes, restaurantes e bares seguem proibidos de receber clientes para consumo interno. Apenas pedidos encaminhados para a residência do cliente ou entregue na recepção do estabelecimentos seguem liberados. Por outro lado, as lojas de vestuário estão liberadas para funcionar, mas "caso permitam a prova e a troca de roupas e similares, deverão adotar medidas para que a mercadoria seja higienizada antes de ser fornecida a outros clientes".

Regras que permanecem

A utilização de máscaras em locais coletivos, públicos ou privados, o uso da máscara continua obrigatório, assim como o no transporte público. Se um cliente se recusar a utilizar a máscara, o responsável pelo estabelecimento deve acionar a Polícia Militar.

Assim como a proibição de eventos que aglomerem como shows, congressos, reuniões, jogos, sessões de cinema e festas em casas noturnas. Empregados e prestadores de serviço que fazem parte do grupo de risco, de acordo com o decreto, devem ser dispensados de suas atividades presenciais até 15 de junho, mantendo o home office para que já está trabalhando neste modelo.

O governo do estado disponibilizou ainda os números (98) 99 162-8274, (98) 98356-0374 e (98) 99970-0608 e disse que todos podem contribuir com a fiscalização neste momento enviando material via WhatsApp. "Qualquer cidadão é parte legítima para apresentar pedido de fiscalização estadual em caso de descumprimento do disposto neste art. 5°, se possível acompanhado de registros fotográficos e gravações em vídeo", diz trecho do documento.

Órgãos públicos

Com determinações semelhantes ao setor privado, os órgãos públicos devem voltar as atividades também, de forma gradual, a partir do dia 1º de junho, no entanto o atendimento presencial ao público só deve começar depois do dia 7.

"O atendimento presencial ao público externo fica suspenso até às 23h59 do dia 7 de junho de 2020, podendo haver prestação de serviços por telefone e internet. A partir de 8 de junho, os prazos processuais voltam a correr e o acesso a processos físicos, nos órgãos e entidades vinculados ao Poder Executivo, será precedido do uso de álcool em gel ou lavagem das mãos, bem como do uso de máscaras de proteção", diz o documento.

Por fim, para evitar aglomerações em delegacias e plantões da Polícia Civil, o decreto mantém a autorização para a Polícia Militar lavrar Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO).

No decreto, o governo sugere que cada prefeito adote medidas mais rígidas, se for a real necessidade do município em questão, podendo decretar lockdown (bloqueio total), autorizar o funcionamento do comércio e demais serviços, e até adotar barreiras sanitários nas fronteiras do município. Se houver necessidade, o prefeito pode pedir apoio do governo para reforçar o efetivo policial para assegurar o cumprimento destas possíveis medidas.

O governador já havia anunciado a reabertura do comércio em entrevista ao JMTV 2ª edição na segunda-feira (18). Para ele, o 'lockdown' (bloqueio total) que ficou em vigor por 12 dias na Grande Ilha de São Luís foi fundamental para evitar mortes e a proliferação de novos casos pela Covid-19.

"O lockdown cumpriu um papel muito importante. Antes dele, nós tínhamos uma tendência de ascendência. Já observamos a queda destes indicadores. Ainda estamos muito longe de dizer que vencemos a guerra contra o novo coronavírus, mas observamos a redução da letalidade", disse Flávio Dino.

Coronavírus no Maranhão

O anúncio da reabertura foi feito um dia após o Maranhão ultrapassar a marca de 15 mil casos da Covid-19, de acordo com o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgado na terça-feira (19). Ao todo, o estado possui 634 mortes e 3.035 curados da doença.

O Maranhão possui sozinho, mais casos confirmados que os três estados que integram a região sul do Brasil, que somam quase 12 mil casos, de acordo com o Ministério da Saúde. Segundo o mapa de casos e mortes do novo coronavírus elaborado pelo G1, São Luís é a 8ª cidade do país em número de casos confirmados.

Ficar em casa

Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES