Floresta petrificada em Altos tem troncos datados de 280 milhões de anos

Secretária Sádia Castro visitou floresta petrificada de Altos, na localidade São Benedito.

Floresta Petrificada | Moura Alves
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Sádia Castro, conheceu nesta terça-feira, 29, a floresta petrificada de Altos, na localidade São Benedito, também conhecido como Boqueirão do Brejo.

A floresta é caracterizada por troncos conhecidos popularmente como ‘pau de pedra’ ou ‘pedra madeira’, datados de aproximadamente 280 milhões de anos.

Floresta petrificada localizada em Altos (Foto: Moura Alves)

 “Em 2010 comecei a fazer as primeiras pesquisas aqui, guiado por um aluno da graduação da UFPI, que era da região. Começamos um trabalho de mapeamento e de georreferenciamento desses troncos. Depois, uma aluna fez sua graduação e seu mestrado sobre o mesmo tema. Assim, aos poucos, fomos ampliando os conhecimentos sobre esta área, para os pesquisadores e professores”, explica o Chefe do Laboratório de Paleontologia do Centro de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí (CCN-UFPI), Juan Cisneros. 

Floresta petrificada localizada em Altos (Foto: Moura Alves)

Floresta tem mais de 70 troncos petrificados

São mais de 70 troncos petrificados, pertencentes ao período permiano, da era Paleozoica. “Este bosque petrificado é mais antigo que os dinossauros, que surgiram a 220 milhões de anos. Quando os primeiros dinossauros pisaram na terra esses troncos já eram fósseis petrificados, para vocês terem uma ideia da importância deste patrimônio presente aqui,” ressalta Cisneros. 

Segundo o professor Juan, a floresta fóssil de Teresina, localizada as margens do rio Poti, e a de Altos, são da mesma época e fazem parte da mesma floresta que cobria boa parte do Piauí e do Maranhão, há milhões de anos atrás. Elas eram marcadas por árvores do grupo das gimnospermas (pinheiros e araucárias), árvores comumente associadas a um clima mais ameno, só que na era paleozoica esse tipo de vegetação era comum, já que, não existia árvores com flores ou frutos (angiospermas). 

Secretária visita Floresta Petrificada (Foto: Moura Alves)

Participaram da visita técnica a Secretaria de Estado de Infraestrutura – Seinfra e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra e a vereadora de Altos, André Amaral.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES