mais

Floresta petrificada em Altos tem troncos datados de 280 milhões de anos

Secretária Sádia Castro visitou floresta petrificada de Altos, na localidade São Benedito.

A Secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Sádia Castro, conheceu nesta terça-feira, 29, a floresta petrificada de Altos, na localidade São Benedito, também conhecido como Boqueirão do Brejo.

A floresta é caracterizada por troncos conhecidos popularmente como ‘pau de pedra’ ou ‘pedra madeira’, datados de aproximadamente 280 milhões de anos.

Floresta petrificada localizada em Altos (Foto: Moura Alves)Floresta petrificada localizada em Altos (Foto: Moura Alves)

 “Em 2010 comecei a fazer as primeiras pesquisas aqui, guiado por um aluno da graduação da UFPI, que era da região. Começamos um trabalho de mapeamento e de georreferenciamento desses troncos. Depois, uma aluna fez sua graduação e seu mestrado sobre o mesmo tema. Assim, aos poucos, fomos ampliando os conhecimentos sobre esta área, para os pesquisadores e professores”, explica o Chefe do Laboratório de Paleontologia do Centro de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí (CCN-UFPI), Juan Cisneros. 

Floresta petrificada localizada em Altos (Foto: Moura Alves)Floresta petrificada localizada em Altos (Foto: Moura Alves)

Floresta tem mais de 70 troncos petrificados

São mais de 70 troncos petrificados, pertencentes ao período permiano, da era Paleozoica. “Este bosque petrificado é mais antigo que os dinossauros, que surgiram a 220 milhões de anos. Quando os primeiros dinossauros pisaram na terra esses troncos já eram fósseis petrificados, para vocês terem uma ideia da importância deste patrimônio presente aqui,” ressalta Cisneros. 

Segundo o professor Juan, a floresta fóssil de Teresina, localizada as margens do rio Poti, e a de Altos, são da mesma época e fazem parte da mesma floresta que cobria boa parte do Piauí e do Maranhão, há milhões de anos atrás. Elas eram marcadas por árvores do grupo das gimnospermas (pinheiros e araucárias), árvores comumente associadas a um clima mais ameno, só que na era paleozoica esse tipo de vegetação era comum, já que, não existia árvores com flores ou frutos (angiospermas). 

Secretária visita Floresta Petrificada (Foto: Moura Alves)Secretária visita Floresta Petrificada (Foto: Moura Alves)

Participaram da visita técnica a Secretaria de Estado de Infraestrutura – Seinfra e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra e a vereadora de Altos, André Amaral.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail