FMS abre quatro UBS’s aos domingos para atender casos gerais de saúde

O objetivo é proporcionar o serviço de Atenção Básica em Saúde para aquele público que não pode comparecer às unidades durante a semana.

UBS | PMT
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir deste sábado, dia 26, quatro Unidades Básicas de Saúde da rede municipal de Teresina passarão a funcionar também aos domingos, de 7h às 19h, para atender casos gerais de saúde. O objetivo é proporcionar o serviço de Atenção Básica em Saúde para aquele público que não pode comparecer às unidades durante a semana. Quem precisar, poder fazer consultas preventivas também aos finais de semana nas unidades do Portal da Alegria, Porto Alegre, Santa Isabel e Mafrense. 

“Aos sábados e domingos vamos oferecer todos os serviços de atenção básica que já são ofertados durante a semana, como coleta de exames, vacina de rotina, consulta médica, pré-natal, curativo, retirada de sonda, dentre outros”, informa Kledson Batista, diretora de Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina.  

A capital possui 90 UBS’s, que estão divididas, durante a pandemia da Covid-19, quanto à forma de atendimento. Das 90, 22 atendem exclusivamente casos suspeitos de Covid e das demais 68 atendem casos gerais de saúde. “Estamos inovando, pois além das 22 UBS´s Covid que já abrem de domingo a domingo, teremos 4 que também abrirão todos os dias da semana, mas atendendo casos gerais de saúde”, explica Kledson Batista. 

A Unidade Básica de Saúde (UBS) é o contato preferencial dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. É instalada perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem e, com isso, desempenha um papel central na garantia de acesso à população a uma atenção à saúde de qualidade.

Na UBS, é possível receber atendimentos básicos e gratuitos em Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES